Topo

Análise: No duelo entre Moro e Lula, deu empate

Do UOL, em São Paulo

11/05/2017 04h00

Para os analistas políticos do UOL Josias de Souza e Carlos Melo, não houve vencedor no depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao juiz da 13ª Vara Federal, Sergio Moro, nesta quarta-feira (10), em Curitiba.

Na opinião de Josias, Lula foi menos contundente que no depoimento anterior, na 10ª Vara Federal, em Brasília, em março deste ano. Na ocasião, afirma o analista, o ex-presidente fez praticamente um comício.

"Lula se mostrou comedido, muito bem orientado por seus advogados", afirma. "Ele fez comício, mas fora da sala de audiência. Ficou no 0 x 0: os 30% do eleitorado que votam em Lula continuarão amando Lula. Quem quer ver Lula preso continuará querendo ver Lula preso."

Para Carlos Melo, não era ocasião para embate, pois havia a perspectiva de o juiz inquirir, e o réu, responder. "Houve empate técnico", diz. Ele, no entanto, evitou comparações com um debate público entre as duas personalidades. "É diferente de um estúdio onde se passa o debate eleitoral", disse.

"O empate em 0 x 0 é prejudicial para Lula", afirma Josias. "A audiência com Sergio Moro era a oportunidade para se defender. Mas ele se limitou à negativa. O jogo está nas mãos de Sergio Moro. E, neste campeonato, o risco que Lula corre é o de ser condenado."