Topo

Lula depõe como testemunha de Gleisi na Lava Jato

Ex-presidente Lula deixa fórum após depor como testemunha de Gleisi  - Janaina Garcia/UOL
Ex-presidente Lula deixa fórum após depor como testemunha de Gleisi Imagem: Janaina Garcia/UOL

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

07/07/2017 10h43Atualizada em 07/07/2017 13h06

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depôs nesta sexta-feira (7) durante cerca de 30 minutos no fórum criminal da Justiça Federal, em São Paulo, no processo em que é testemunha de defesa da senadora e ex-ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo. O processo tramita no STF (Supremo Tribunal Federal).

Lula foi a primeira testemunha a depor ao juiz Ricardo Rashid, designado pelo relator da operação Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, para a audiência de hoje.Além dele, foram arrolados também pela defesa o ex-assessor da Casa Civil Ivo de Motta Azevedo Correa e o ex-secretário da Casa Civil Beto Ferreira Martins Vasconcelos, que foi dispensado da oitiva.

A ação penal em que Lula foi ouvido tem como denunciados Gleisi e Bernardo -- marido da senadora --, no âmbito da operação Lava Jato, e também o empresário Ernesto Krugler, amigo do casal. Segundo a denúncia, a senadora teria recebido ilicitamente R$ 1 milhão de recursos para sua campanha ao Senado, em 2010. O dinheiro teria origem em irregularidades de contratos da Petrobras. Os denunciados negam as acusações. 

Os advogados das testemunhas e dos acusados, bem como Lula e Correa, deixaram o fórum sem falar com a imprensa. Também o teor dos depoimentos não foi, até o momento, disponibilizado pela Justiça.

O advogado de ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, no entanto, se manifestou horas depois pelo Twitter sobre o depoimento de Lula à Justiça Federal em São Paulo e afirmou que o ex-presidente falou sobre a escolha dos diretores do Conselho Administrativo da Petrobras.

O depoimento de Lula aconteceu na mesma semana em que Gleisi tomou posse como nova presidente nacional do PT. Em discurso na última quarta-feira (5), em Brasília, Lula disse que Gleisi será "uma grata e extraordinária surpresa para o nosso partido" e prometeu apoiar a senadora no exercício da presidência do PT.