Topo

Bolsonaro confunde condenação com prisão e diz que sentença de Lula é "marco"

Do UOL, em São Paulo

12/07/2017 18h33

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) afirmou nesta quarta-feira (12), em vídeo divulgado em sua página oficial no Facebook, que a condenação em primeira instância do petista Luiz Inácio Lula da Silva é "um marco na história do Brasil".

Bolsonaro, entretanto, confundiu na mensagem o conteúdo da sentença proferida pelo juiz Sergio Moro a Lula, que condenou o ex-presidente a nove anos e seis meses de prisão por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas não pediu a prisão cautelar imediata, deixando a possibilidade de prisão para a confirmação ou não da sentença na segunda instância da Justiça.

Lula, portanto, recorrerá da sentença em liberdade.

Ao ex-presidente, o capitão reformado do Exército brasileiro fez críticas duras no vídeo: "Um homem que por oito anos conduziu o destino de nossa nação. Fez e aconteceu. Tripudiou, assaltou, corrompeu, tudo por um projeto de poder onde os finalmente seria a perda da liberdade do nosso povo. Não estou vibrando, nem comemorando a prisão de quem quer que seja. Gostaria eu que essas pessoas que há pouco ocuparam o posto maior da Presidência da República não fossem corruptos."

A mensagem publicada por Bolsonaro sobre Lula:

Também na mensagem, o deputado, que aparece na disputa para a Presidência da República em 2018 como segundo colocado na intenção de votos (16% ou 15% na preferência do eleitorado, segundo pesquisa do Datafolha, apenas atrás de Lula, com 29% e 30%, dependendo do cenário), elogiou o juiz encarregado de julgar grande parte dos processos da Operação Lava Jato.

"Agora, quem deve ser lembrado nesse dia? É um homem que em grande parte perdeu, sim, a sua liberdade por ser honesto e por trabalhar corretamente, o juiz Sergio Moro. O homem que não tem liberdade para ir na padaria, não pode passear com sua família no shopping center, é o homem que está recluso em casa, porque os bandidos o querem a qualquer custo. Então, no dia de hoje, os meus cumprimentos, a minha continência a Sergio Moro. Um homem que está mostrando para todos no Brasil que podemos ter uma maneira diferente de fazermos política."