Topo

Lula tem menor pena entre políticos condenados por Moro na Lava Jato; veja lista

Lula durante o 6º Congresso do PT, em maio - Eduardo Frazão - 5.mai.2017/Framephoto/Estadão Conteúdo
Lula durante o 6º Congresso do PT, em maio Imagem: Eduardo Frazão - 5.mai.2017/Framephoto/Estadão Conteúdo

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

12/07/2017 22h13

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a menor pena entre os políticos condenados pelo juiz Sergio Moro, da Justiça Federal do Paraná, em processos da Operação Lava Jato. Nesta quarta-feira (12), Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo sobre o tríplex no Guarujá (SP). 

Segundo o juiz, o ex-presidente recebeu um total de R$ 2,2 milhões em propinas da construtora OAS, na forma do tríplex e de reformas feitas no imóvel, em um contexto de "corrupção sistêmica na Petrobras e de uma relação espúria entre ele e a OAS". A defesa de Lula afirma que ele é inocente e que não há provas de sua culpa (veja mais sobre a defesa abaixo).

Antes de Lula, outros nove políticos já foram condenados por Moro em processos da Lava Jato. Com exceção de José Dirceu, solto em maio por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal), todos cumprem prisão preventiva por ordem do juiz:

Só Luiz Argôlo já teve a pena analisada em segunda instância. A 8ª Turma do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), sediado em Porto Alegre e responsável por julgar os processos da Lava Jato em segunda instância, aumentou a pena do ex-deputado federal para 12 anos e oito meses

Lula é condenado por corrupção; o que acontece agora?

UOL Notícias

A defesa de Lula

Lula vai recorrer da decisão em liberdade. Segundo sua defesa, o ex-presidente é inocente. "Nenhuma evidência crível de culpa foi produzida, enquanto provas esmagadoras de sua inocência são descaradamente ignoradas. Este julgamento politicamente motivado ataca o Estado de Direito do Brasil, a democracia e os direitos humanos básicos de Lula", afirmaram os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins em nota divulgada após a sentença.

De acordo com a defesa do ex-presidente, "a investigação teve um impacto enorme na família de Lula, sem deixar de mencionar sua esposa Marisa Letícia, que morreu tragicamente este ano." 

Leia abaixo a íntegra da nota da defesa de Lula:

"O presidente Lula é inocente. Por mais de três anos, Lula tem sido objeto de uma investigação politicamente motivada. Nenhuma evidência crível de culpa foi produzida, enquanto provas esmagadoras de sua inocência são descaradamente ignoradas. Este julgamento politicamente motivado ataca o Estado de Direito do Brasil, a democracia e os direitos humanos básicos de Lula. É uma grande preocupação para o povo brasileiro e para a comunidade internacional."

"O juiz Moro deixou seu viés e sua motivação política claros desde o início até o fim deste processo. Seu julgamento envergonhou o Brasil ao ignorar evidências esmagadoras de inocência e sucumbir a um viés político, ao mesmo tempo em que dirige violações contínuas dos direitos humanos básicos e do processo legal. O julgamento prova o que argumentamos o tempo todo - que o juiz Moro e a equipe do Ministério Público na Lava Jato foram conduzidos pela política e não pela lei.

"O presidente Lula tem sido vítima do lawfare, o uso da lei para fins políticos, famoso método foi usado com efeitos brutais em diversas ditaduras ao longo da história. Este julgamento politicamente e tendencioso mostra bem como os recursos judiciais do presidente Lula foram esgotados internamente e por que foi necessário encaminhar este caso para o Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra."

"Ninguém está acima da lei, mas ninguém está abaixo da lei. O presidente Lula sempre cooperou plenamente com a investigação, deixando claro para o juiz Moro que o local para resolver disputas políticas são as urnas, não as cortes de justiça. A investigação teve um impacto enorme na família de Lula, sem deixar de mencionar sua esposa Marisa Letícia, que morreu tragicamente este ano."

"O processo foi um enorme desperdício do dinheiro dos contribuintes e envergonhou o Brasil internacionalmente. É tempo agora para reconstruir a confiança nas leis brasileiras e o juiz Moro deveria se afastar de todas suas funções."

"Nós provaremos a inocência de Lula em todas as cortes não tendenciosas, incluindo as Nações Unidas."

"Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, advogados do ex-presidente Lula."

Josias: Lula, de líder sindical a condenado na Lava Jato

UOL Notícias