Topo

Temer pode cair? O que precisa para a denúncia seguir? 6 pontos para entender a votação desta 4ª

Votação desta 4ª definirá se denúncia contra Temer segue ou não para o STF - Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo
Votação desta 4ª definirá se denúncia contra Temer segue ou não para o STF Imagem: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

02/08/2017 00h01

A partir das 9h desta quarta-feira (2), o plenário da Câmara dos Deputados colocará em apreciação a denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o presidente Michel Temer (PMDB) pelo crime de corrupção passiva. A votação da peça, porém, não está garantida para hoje.

Apesar da importância da votação e do teor da denúncia, o rito do pleito pode parecer complexo para quem vê de fora. A votação, por exemplo, só começa se houver uma participação mínima de deputados. Eles também não votarão a denúncia em si, mas o relatório sobre ela que foi aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

O UOL lista abaixo os itens principais da votação, o que é necessário para que ela aconteça e o que pode acontecer depois.

1 - Só começa quando 342 deputados estiverem presentes

Quórum significa número mínimo de participantes para que um evento aconteça. Neste caso, a sessão na Câmara começará às 9h, mas a votação em si só acontecerá quando houver um quórum de deputados presentes. Neste caso, para que a votação da denúncia comece, é necessário que pelo menos 342 deputados estejam presentes no plenário da Câmara. O número total de componentes da Casa é 513.

2 - Voto "sim" é contra a denúncia. "Não" é a favor da investigação

Pode parecer contraditório, mas, quando os deputados forem chamados ao microfone, quem falar “sim” estará votando contra a denúncia. Isso porque os deputados estarão analisando não a denúncia, mas sim o relatório que venceu na CCJ. O parecer vencedor, do deputado Paulo Abi-ackel (PSDB-MG), defendeu o arquivamento da denúncia. Por isso, quem quiser que Temer seja investigado, votará “não” ao relatório.

3 - Processo da denúncia só continua se houver 342 votos "não"

É uma coincidência pelo item 1 dessa lista, mas, para que a denúncia contra Temer seja acatada e siga para o STF (Supremo Tribunal Federal), 342 deputados precisam votar “não”. Esse número não é aleatório. Ele corresponde a 2/3 (dois terços) do total de integrantes da Câmara (513). Se o “sim” alcançar 172 votos, o pedido de investigação será suspenso.

4 - A votação não tem hora para começar. Muito menos, para terminar

Como explicado acima, a votação desta quarta só começará quando e se houver quórum. Isso não tem hora para acontecer. Se depender da base aliada, será o mais rápido possível. Já a oposição quer empurrar o pleito até a noite. Por isso a sessão pode entrar madrugada adentro.

5 - Não é impeachment, e a Câmara não pode afastar o presidente

Apesar de o rito da votação desta quarta ser muito parecido com o do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), os deputados não estarão votando pela saída de Michel Temer, mas apenas para um prosseguimento de investigação contra ele.

Mesmo se o “não” vencer e a denúncia seguir para o STF, Temer só poderá ser afastado temporariamente do cargo se o Supremo Tribunal Federal acatar a denúncia e abrir a investigação. Neste caso, ele será afastado por 180 dias, e a Presidência da República ficará a cargo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Se o STF não concluir a investigação dentro desse prazo, Temer voltará ao poder.

6 - A votação online e na TV aberta

Você não precisa saber o número da TV Câmara para acompanhar a votação. O UOL fará acompanhamento completo, desde o início da sessão às 9h. Além disso, a TV Globo anunciou que transmitirá a votação nominal dos deputados assim que ela começar, a qualquer hora do dia.

A denúncia contra Temer na Câmara

UOL Notícias

A VOTAÇÃO DA DENÚNCIA EM NÚMEROS 

51 deputados na casa para iniciar a sessão


52 deputados registrados no plenário permitem o início da fase de discussão, chamada de ordem do dia


25 minutos para a fala do relator da CCJ que pede a rejeição da denúncia contra o presidente Michel Temer


25 minutos para o advogado de defesa do presidente


deputados, no mínimo, discutem o relatório: 2 a favor e 2 contra


257 deputados presentes podem decidir pelo encerramento da discussão


342 deputados registrados no painel é o mínimo para iniciar a votação do relatório


342 votos "não" ao relatório da CCJ são necessários para autorizar o julgamento de Temer pelo STF


513 é o número total de deputados