Topo

Em nova gafe, Temer troca "Paraguai" por "Portugal" diante de presidente

O presidente do Paraguai, Horacio Cartesa (à esq.), e Michel Temer, em Brasília - Evaristo Sá/AFP
O presidente do Paraguai, Horacio Cartesa (à esq.), e Michel Temer, em Brasília Imagem: Evaristo Sá/AFP

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

21/08/2017 14h28Atualizada em 21/08/2017 17h08

Em nova gafe nesta segunda-feira (21), o presidente da República, Michel Temer (PMDB), se confundiu e trocou “Paraguai” por “Portugal” durante discurso na visita oficial de Estado do presidente do país sul-americano, Horacio Cartes, em Brasília.

Temer recebeu Cartes no Palácio do Planalto. Após a chegada do presidente paraguaio com honrarias de chefe de Estado, eles tiveram reuniões privadas em que discutiram as relações econômicas entre os dois países, a segurança na fronteira, a tentativa de revitalização do Mercosul e a crise política da Venezuela.

Mais tarde, ambas as delegações seguiram para um almoço no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, oferecido pelo governo brasileiro.

Em sua fala no Itamaraty para a realização do brinde diplomático, Temer acabou trocando o nome dos países ao explicar para Cartes o funcionamento da integração sul-americana na Constituição brasileira.

“Sabe que na nossa Constituição existe um dispositivo especial que determina que toda e qualquer política pública do país se volte para a integração latino-americana de nações? Quando fazemos isso, fazemos pelo apreço que temos na relação Brasil-Portugal, mas também fazemos por fruto de uma determinação constitucional. As pessoas aqui muitas vezes não dão atenção à institucionalidade”, disse Temer.

Na transcrição oficial do discurso, a Presidência preferiu corrigir o erro de Michel Temer e alterar sua fala. “[...] fazemos pelo apreço que temos na relação Brasil-[Paraguai] [...]”, escreveu, sem citar Portugal.

Temer comete gafe e chama empresários russos de "soviéticos"

UOL Notícias

Deslizes internacionais

Esta não é a primeira vez que peemedebista comete gafes diplomáticas. Em junho, ao anunciar que faria uma visita oficial para a Rússia e a Noruega, o Palácio do Planalto chamou o primeiro país de "República Socialista Federativa Soviética da Rússia". A denominação deixou de ser usada desde a extinção da União Soviética. A correção foi feita no portal do Planalto. No entanto, ao decorrer da viagem, Temer ainda chamou os empresários russos de "soviéticos".

No final do mesmo mês, o presidente brasileiro chamou o monarca da Noruega, Harald V, de "rei da Suécia" durante pronunciamento ao lado da primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg.

Ao longo da fala no Itamaraty nesta segunda-feira, Temer ressaltou que Brasil e Paraguai são "povos irmãos", têm tomado medidas para modernizar suas respectivas economias e buscam uma integração econômica, energética e social. Como exemplo, citou a usina hidrelétrica binacional de Itaipu e os comerciantes nas fronteiras dos dois países. Ele ainda aproveitou a oportunidade para criticar, com sutileza, barreiras aduaneiras e sociais adotadas por demais países.

"O aumento do comércio bilateral em 20'7 não é fruto do acaso. É resultado de correção de rumo, da dinamização de nossas economias. Em mundo marcado por tendências isolacionistas, nossa resposta é cada vez mais a integração", afirmou.

Na Noruega, Temer comete gafe ao dizer que visitaria "rei da Suécia"

UOL Notícias

Segurança e Venezuela

O presidente do Paraguai também discursou e reforçou as relações entre Brasil e Paraguai, especialmente no que diz respeito à economia e à segurança. Na avaliação do presidente do país vizinho, os governos devem cooperar de forma sistemática para vencer o crime organizado.

Cartes também elogiou a atuação do Brasil frente à suspensão da Venezuela do Mercosul. Para ele, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro teve postura firme, o que motivou outras nações da região a proporem medidas pacíficas e políticas de solução para restaurar a democracia no país.