Topo

Defesa de Temer quer acesso a áudios novos entregues por delatores da JBS

O presidente Michel Temer - Evaristo Sá/AFP Photo
O presidente Michel Temer Imagem: Evaristo Sá/AFP Photo

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

05/09/2017 16h14Atualizada em 08/09/2017 17h08

A defesa do presidente Michel Temer (PMDB) pediu nesta terça-feira (5) ao STF (Supremo Tribunal Federal) para ter acesso aos áudios entregues pelos delatores da JBS e que agora estão na mira da Procuradoria-Geral da República sob a suspeita de que os executivos do grupo esconderam crimes ao firmar seu acordo de delação.

O pedido assinado pelo advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira foi endereçado ao ministro Edson Fachin, relator da delação da JBS no Supremo. Mariz pede acesso "à íntegra de todas as gravações e arquivos digitais de áudio e vídeo existentes nesse procedimento", escreveu o advogado na petição ao Supremo.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, anunciou na segunda-feira (4) a abertura de investigação para apurar a omissão de informações no acordo de colaboração premiada firmado por três dos sete delatores da JBS após a descoberta de novas gravações. 

A delação dos empresários foi fundamental na na abertura de inquérito contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB), por suspeitas de corrupção passiva e obstrução de Justiça. 

Temer foi denunciado por corrupção, mas a Câmara dos Deputados barrou o prosseguimento do processo. O presidente nega o envolvimento em qualquer crime.

O procurador-geral afirmou que uma das frentes da investigação vai apurar a participação de Marcelo Miller, ex-procurador da República e ex-braço direito do próprio Janot, nas negociações para fechar a delação da JBS. Ainda segundo Janot, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) foram citados nas conversas.

Ouça a íntegra da conversa entre Batista e Saud

UOL Notícias