Topo

Ligação telefônica levou PF a apartamento com dinheiro que seria de Geddel

Malas de dinheiro encontradas em endereço em Salvador pela PF e atribuídas a Geddel  - Divulgação
Malas de dinheiro encontradas em endereço em Salvador pela PF e atribuídas a Geddel Imagem: Divulgação

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

05/09/2017 13h13

Uma ligação telefônica levou a Polícia Federal ao apartamento onde investigadores da Operação Cui Bonno? encontraram um “bunker” repleto de dinheiro atribuído, inicialmente, ao ex-ministro Geddel Vieira Lima. A informação consta do despacho do juiz da 10ª Vara Federal Vallisney de Souza Oliveira.

Geddel foi preso em no dia 3 de julho, mas cumpre prisão domiciliar graças a um habeas corpus.

Nesta terça-feira (5), a PF cumpriu mandados de busca e apreensão referentes à Operação Cui Bonno? em Salvador.

Segundo o MPF-DF (Ministério Público Federal no Distrito Federal), o Núcleo de Inteligências da PF passou a suspeitar de que Geddel poderia estar escondendo evidências de seu envolvimento em crimes apurados pelas investigações.

No dia 14 de julho, segundo o despacho, a PF recebeu uma ligação telefônica informando sobre a movimentação de caixas em um apartamento num condomínio da capital baiana. Segundo a PF, o apartamento pertenceria a um homem chamado Silvio Silveira.

No apartamento, os investigadores localizaram diversas caixas com dinheiro. Ainda não foi revelado o valor total encontrado no local.

Geddel é investigado pela Operação Cui Bonno? pelas suspeitas de pertencer a um esquema de liberação de créditos da Caixa Econômica Federal em troca de propina.

Segundo o empresário Lúcio Funaro, Geddel teria recebido ao menos R$ 20 milhões em propinas referentes à liberação de empréstimos. Geddel chegou a ser vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa.

A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa do ex-ministro, mas ela vinha negando o envolvimento de Geddel nos crimes atribuídos a ele.