Topo

Defesa de Aécio pede que recurso contra afastamento saia das mãos de Fachin

Da esq. para a dir., ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Ricardo Lewandowski, todos integrantes da 2ª turma do STF - Pedro Ladeira/Folhapress
Da esq. para a dir., ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Ricardo Lewandowski, todos integrantes da 2ª turma do STF Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

02/10/2017 20h27Atualizada em 02/10/2017 21h05

A defesa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) pediu nesta segunda-feira (2) que o recurso contra a decisão da 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou seu afastamento do exercício do mandato seja redistribuído imediatamente para um dos outros quatro ministros da 2ª Turma. Inicialmente, o relator designado foi o ministro Edson Fachin.

Os outros quatro integrantes da 2ª Turma são Gilmar Mendes, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.

No pedido, o advogado Alberto Toron argumentou que o recurso foi distribuído para Fachin "por suposta prevenção", já que o ministro relatou a ação cautelar julgada pela 1ª Turma, que levou ao afastamento. "Ocorre que Vossa Excelência declinou de sua competência em referida AC, o que afasta a prevenção", escreveu.

Fachin integra e preside a 2ª Turma do STF e foi o primeiro relator do processo contra Aécio, tendo determinado pela primeira vez o afastamento do senador do mandato, em maio. O caso foi redistribuído, por não ter relação com a operação Lava Jato, e o novo relator, ministro Marco Aurélio Mello, da 1ª Turma, revogou o afastamento e as medidas cautelares.

Para Toron, Fachin não pode ser relator de um mandado de segurança que refuta justamente o ato praticado por ele.

Em despacho emitido logo após o pedido de redistribuição, Fachin encaminhou a solicitação para que a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, decida.

Pela manhã, em mandado de segurança também assinado pelo advogado, a defesa pediu que o afastamento de Aécio e outras medidas cautelares, como seu recolhimento noturno, sejam suspensos até que o Supremo conclua o julgamento, marcado para o próximo dia 11, sobre se a Câmara e o Senado têm o poder de revogar decisões judiciais contra parlamentares.

Fachin também é o relator do recurso apresentado pelo PSDB, que pede que a decisão seja suspensa e declarada ilegal. O partido afirma que a decisão de afastar Aécio do mandato foi adotada "ilegalmente e em afronta à Constituição Federal". A ação, também um mandado de segurança, pede que o caso seja julgado pelo plenário do STF, composto pelos 11 ministros. A 1ª Turma é composta por cinco ministros.

Fux diz que Aécio não teve gesto de grandeza para se afastar do Senado

UOL Notícias

Senado x STF

Diante da posição de senadores e partidos contra as medidas aplicadas pelo STF, o Senado decidiu votar em plenário para manter ou não a decisão da Corte, o que está previsto para acontecer nesta terça (3). Nesta segunda-feira (2), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou que, caso haja uma decisão do STF sobre o caso, a votação pode ser adiada.

Na avaliação de parte dos senadores, a decisão do Supremo representa um “cerceamento de liberdade” e uma prisão domiciliar noturna. Assim, deve ser levada ao plenário do Senado para ser deliberada. Isso porque, segundo a Constituição, um parlamentar só pode ser preso em flagrante por crimes inafiançável.

A polêmica em torno da possibilidade de o Senado revogar ou confirmar a decisão tomada pelo Supremo colocou em campos opostos os próprios ministros do STF.

Entenda a acusação

Aécio é investigado, e foi denunciado por corrupção passiva e obstrução de Justiça, com base nas delações da JBS. O senador foi gravado por executivos da JBS negociando um repasse de R$ 2 milhões. Ele afirma que se tratou de um empréstimo pessoal e não houve irregularidade.

Aécio chegou a ser afastado de suas atividades parlamentares e ficou proibido de entrar em contato com outros investigados, como sua irmã Andrea Neves, por ordem do ministro Edson Fachin, primeiro relator do inquérito no STF.

'Tem que ser um que a gente mata antes de delatar', diz Aécio sobre quem pegaria dinheiro da JBS

UOL Notícias

O que diz Aécio

Em nota divulgada na quarta-feira (27), Aécio disse entender a decisão do STF como "uma condenação sem que processo judicial tenha sido aberto".

No comunicado, o senador, que foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República), lembra que "sequer" foi declarado réu pela Corte - ele é alvo de um inquérito por enquanto - e reclama que não teve acesso ao "direito elementar" de fazer sua defesa. Para ele, as medidas foram tomadas "sem amparo na Constituição".