Topo

Lidiane Leite, a "prefeita ostentação", é presa pela Polícia Civil em São Luís

Arquivo pessoal/Facebook
Imagem: Arquivo pessoal/Facebook

Wanderley Preite Sobrinho

Colaboração para o UOL

24/10/2017 16h54

A ex-prefeita de Bom Jardim, no Maranhão, Lidiane Leite, conhecida como "prefeita ostentação", foi presa nesta terça-feira (24) em São Luís. Ela foi condenada por improbidade administrativa em março deste ano.

Ao UOL, o delegado da Superintendência de Combate à Corrupção (Seccor), ligada à Polícia Civil, confirmou a prisão determinada pelo juiz Raphael Leite Guedes. A prisão, no entanto, será domiciliar e sem a necessidade de tornozeleira eletrônica.

A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público. Ela foi detida em sua casa, no bairro Araçagi, e levada pelos policiais para a Seccor, onde chegou assessorada por três advogados. “Ela foi trazida até aqui para o cumprimento de nota de culpa. Ela assinou documentos, como os que lhe dão garantias constitucionais”, informou o delegado. “Mas ela já voltou para casa, porque a prisão é domiciliar.”

O caso

Lidiane ganhou fama de "prefeita ostentação" porque exibia nas redes sociais uma vida de alto luxo, o que despertou a desconfiança das autoridades. Condenada neste ano por improbidade administrativa, teve R$ 12 milhões bloqueados em setembro por ordem da Justiça.

Ela chegou a ser presa em 2015, quando ainda comandava a prefeitura de Bom Jardim. Lidiane foi presa no dia 28 de outubro daquele ano depois de passar 39 dias foragida.