Topo

Lula e Bolsonaro empatam nas intenções de voto entre quem tem curso superior, mostra Ibope

Montagem com fotos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do deputado federal Jair Bolsonaro - Arte/UOL
Montagem com fotos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do deputado federal Jair Bolsonaro Imagem: Arte/UOL

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

30/10/2017 20h27Atualizada em 30/10/2017 20h34

Pré-candidatos à Presidência da República em 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) estão empatados na corrida eleitoral à Presidência da República quando considerado apenas o eleitorado com curso superior, mostra pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (30). Com 21%, eles também disputariam o segundo turno das eleições se elas acontecessem hoje, aponta o levantamento.

Esse cenário aparece quando os entrevistados são questionados pelo Ibope em quem votariam para presidente da República se a eleição fosse hoje e com a seguinte lista de nomes disponíveis: Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (PSD), João Doria (PSDB), Luciano Huck (sem partido), Marina Silva (Rede), Ronaldo Caiado (DEM), Alvaro Dias (Pode), Chico Alencar (Psol) e João Amoedo (Novo).

Veja também:

Quanto às demais parcelas de escolaridade dos entrevistados, Lula é mais bem aceito entre os que têm até a 4ª série do ensino fundamental (44%), seguido pelos que completaram a 8ª série do fundamental (43%) e pelos que têm até o ensino médio (31%). Já Bolsonaro, depois dos graduados, se sai melhor entre quem completou o ensino médio (18%), a 8ª série do ensino fundamental (8%), e, por último, até a 4ª série do ensino fundamental (5%).

Nenhum outro candidato aparece com aceitação maior entre os entrevistados com curso superior do que Lula e Bolsonaro. Quem mais se aproxima dos dois nesse quesito é a ex-senadora Marina Silva (Rede), com 10%, seguida pelo atual prefeito de São Paulo, João Doria, com 8%.

A porcentagem de pessoas com curso superior que votariam em branco ou anulariam o voto ficou em 20%. Já as que não sabem ou não souberam responder ficou em 3%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de outubro por meio de 2.002 entrevistas em 143 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Ou seja, a probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de 95%. Ainda segundo informou o Ibope, as perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas.

A tendência já pôde ser vista em pesquisa Datafolha de junho deste ano. Na época, Bolsonaro também ficou próximo a Lula na liderança entre quem tem curso superior, com 21% a 18% do petista. Na ocasião, Marina Silva computou 12% das preferências dessa parcela da população.

Bolsonaro: a maioria dos gays vota em mim

redetv

Segundo turno seria entre Lula e Bolsonaro

De acordo com a nova pesquisa Ibope, se a eleição presidencial de 2018 fosse hoje, o segundo turno seria disputado entre Lula e Bolsonaro. Na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, o petista teria 35% das intenções de voto contra 13% do parlamentar.

Atrás dos dois, aparecem Marina Silva, com 8%, o governador paulista, Geraldo Alckmin, e o apresentador de televisão Luciano Huck, com 5%, e o prefeito paulistano, João Doria, com 4%. O ex-ministro Ciro Gomes tem 3% das intenções de voto. Nesse cenário, brancos e nulos somam 18%. Não sabem em quem votar ou não responderam são 5% dos eleitores consultados.

Empate na Presidência sem Lula

Já em uma eleição sem Lula, a liderança seria dividida por Bolsonaro e Marina, de acordo com pesquisa estimulada do Ibope. O deputado e a ex-senadora atingiriam 15% das intenções de voto. Eles seriam seguidos por Huck (8%), Ciro e Alckmin (cada um com 7%), e Doria (5%).

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, eventual substituto do ex-presidente na disputa como candidato do PT, ficaria com 1%. Nessas condições, 28% dos eleitores optariam por anular ou votar em branco. Outros 6% não sabem ou não responderam.

Já na pesquisa espontânea, em que o eleitor fala em quem pretende votar sem olhar a lista, Lula também lidera, com 26%. Ele é seguido por Bolsonaro, com 9%, e Marina, com 2%. Alckmin, Doria e Ciro têm 1%, assim como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o atual mandatário, Michel Temer (PMDB). Brancos e nulos empatam com Lula ao atingirem 26%. Não sabem ou não responderam somam 30%.

Haddad: o PT está convicto de que Lula será candidato

redetv