Topo

Fachin será relator no STF de ação do Rio sobre declarações de ministro da Justiça

AFP
Imagem: AFP

Do UOL, em Brasília

03/11/2017 17h01

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin será o relator da interpelação judicial apresentada pelo governo do Rio de Janeiro contra o ministro da Justiça, Torquato Jardim.

Em entrevista ao blog do jornalista Josias de Souza, do UOL, Jardim afirmou que o comando dos batalhões da Polícia Militar do Rio possuem conexão com crime organizado.

O governo do Rio pede ao STF que Jardim informe os fatos sob investigação de quem tem conhecimento, assim como os nomes dos agentes públicos sob suspeita. 

As declarações do ministro provocaram reações de autoridades do Rio.

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) afirmou que "o governo do Estado e o comando da Polícia Militar não negociam com criminosos".

O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Roberto Sá, disse estar indignado. "Só posso demonstrar minha surpresa e minha indignação com essas declarações."

Em uma entrevista ao jornal "O Globo", o ministro manteve o que afirmou e desafiou às autoridades do Rio a provarem que ele estaria errado. "Fiz uma crítica institucional pessoal. Mas se estou errado, que me provem", disse.

O ministro da Justiça também afirmou que o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e secretário de segurança, Roberto Sá, não controlam a Polícia Militar.

Segundo Jardim, o comando da PM no Rio decorre de "acerto com deputado estadual e o crime organizado." O ministro diz também que os "comandantes de batalhão são sócios do crime organizado no Rio".