Topo

Temer vai a SP para consulta com urologista e encontro com advogado

19.dez.2017 - O presidente Michel Temer durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília - Adriano Machado/Reuters
19.dez.2017 - O presidente Michel Temer durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília Imagem: Adriano Machado/Reuters

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

11/01/2018 12h12

O presidente Michel Temer (PMDB) viajará a São Paulo nesta quinta-feira (11) para consulta urológica e se encontrar com o advogado Antônio Mariz de Oliveira, que o defendeu contra uma das duas denúncias apresentadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República), ambas rejeitadas pela Câmara dos Deputados no ano passado.

Ao contrário de ocasiões anteriores, Temer não irá ao hospital Sírio-Libanês, mas ao consultório particular de seu urologista Miguel Srougi. Assessores do presidente afirmam que ele está bem de saúde e fará apenas uma avaliação de retorno. No final do ano, Temer foi diagnosticado com infecção urinária e medicado com antibiótico. O episódio acabou cancelando a passagem de ano novo dele e da família em uma base naval no Estado do Rio de Janeiro.

Em entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”, Temer afirmou “estar ótimo”. "Passei por três cirurgias, tive infecção no fim do ano e nem pude passar quatro dias na praia, como gostaria, mas estou ótimo. Embora toda hora alguém queira me matar. Uns por vontade mesmo, outros por desinformação”, declarou.

Na capital paulista, o presidente também vai se encontrar com o amigo de longa data Mariz de Oliveira. No encontro, devem tratar das respostas a serem enviadas à Polícia Federal pertencentes ao inquérito que investiga suposto pagamento de propinas a Temer em troca de decreto que teria beneficiado empresas no Porto de Santos.

Outra pauta que pode fazer parte da conversa são os recursos a tribunais superiores para tentar manter a nomeação de Cristiane Brasil (PTB-RJ) ao Ministério do Trabalho. Ela teve o nome oficializado no Diário Oficial da União em 4 de janeiro, mas a posse foi impedida pelas 1ª e 2ª instâncias da Justiça do Rio de Janeiro após ações de advogados do Estado. Um deles, inclusive, defendeu um ex-funcionário de Cristiane que teria sofrido prejuízos trabalhistas enquanto prestava serviços a ela.

O retorno de Temer a Brasília ainda não foi marcado. Pode ser que ele retorne à capital federal já nesta sexta-feira (12) ou no final de semana. Na manhã desta quinta, Temer chegou ao Palácio do Planalto por volta das 10h e permaneceu em despachos internos de seu gabinete.