Topo

Temer diz esperar que seja possível "eliminar o Bolsa Família" no futuro

Do UOL, em São Paulo

02/02/2018 09h21

O presidente Michel Temer (PMDB) disse esperar que o Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo federal, não seja mais necessário no futuro. “Nosso ideal não é manter as pessoas indefinidamente no Bolsa Família”, disse, em entrevista à rádio Jornal, de Pernambuco, nesta sexta-feira (2).

Temer fez a afirmação ao ser questionado sobre suposta falta de repasse de dinheiro para obras da Transposição do Rio São Francisco no Estado. Ele respondeu dizendo que isso é “coisa de quem quer brigar com o presidente”, e citou como exemplo o Bolsa Família, que é um programa social. “O que nós temos feito pelos carentes de Pernambuco... o atendimento do Bolsa Família passou de 1,093 milhão famílias para 1,154 milhão, aumentando muito essa assistência”.

Na sequência, Temer pontuou o programa Progredir, de seu governo, que busca “gerar emprego e renda e promover a autonomia das pessoas” beneficiadas pelo Bolsa Família. “[Ele] visa exatamente a que os filhos dos bolsistas possam ser contratados por supermercados, bancos, enfim, as mais variadas atividades para que, um dia, daqui a algum tempo, seja perfeitamente possível eliminar esse Bolsa Família”.

O Bolsa Família é uma das marcas dos governos do PT, que comandou o país entre 2003 e 2016, com Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Temer foi vice de Dilma e assumiu a Presidência da República após o processo de impeachment contra a petista.

Atualmente, o Bolsa Família atende pouco mais de 14 milhões de famílias, que recebem, em média, R$ 178,45. No total, o governo gasta quase R$ 2,5 bilhões por mês com o programa. 

Nesta semana, Temer tem feito pronunciamentos a emissoras de rádio e televisão para promover a reforma da Previdência. O presidente reforçou sua tese de que o país pode sofrer caso a reforma não seja aprovada.