Topo

PTB reafirma indicação de Cristiane Brasil a ministério: "problema é da Justiça"

4.mai.2017 - Deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) - Lucio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados
4.mai.2017 - Deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) Imagem: Lucio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

06/02/2018 19h06Atualizada em 06/02/2018 19h32

O PTB decidiu nesta terça-feira (6) manter a indicação da deputada federal Cristiane Brasil (RJ) ao Ministério do Trabalho. A informação foi anunciada pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes (GO), após reunião com integrantes da legenda.

"Ela foi indicada pela bancada para ser ministra do Trabalho. Tem um problema que é da Justiça. A Justiça levantou um problema e a Justiça é quem tem que dar a solução. Estamos aguardando, a bancada vai continuar aguardando, continua entendendo que é a Justiça quem tem que dar a palavra final. Ela continua sendo a indicada pelo PTB", declarou Jovair.

Segundo o líder, a manutenção do nome de Cristiane ocorreu por unanimidade. Ele negou que tenha havido pressão por parte de Roberto Jefferson, pai de Cristiane – que, como presidente do partido, controla o fundo partidário que bancará parte das campanhas eleitorais de seus parlamentares. “Não contamina. Uma coisa não tem nada a ver com a outra”, disse.

"Nós entendemos que a Cristiane merece o respeito da bancada e é isso que nós estamos dando. [...] Nenhum deputado fez essa proposta [de mudar a indicação]. O PTB age muito em bloco. As decisões tomadas na decisão inicial, que foi a da indicação da Cristiane, serão preservadas. Temos uma característica muito importante: nós não abandonamos companheiros feridos em uma batalha, então vamos até o fim”, afirmou o líder, acrescentando que não cabe ao partido fazer “juízos de valores”.

Leia também:

Segundo Jovair, a reunião não foi convocada para discutir a situação de Cristiane, mas para tratar de questões da bancada para 2018. Entre os assuntos tratados, disse, estiveram a participação em comissões e votações.

Questionado sobre os desgastes causados à imagem de Cristiane e ao partido, e se não seria mais fácil trocar o nome indicado, o deputado disse que na política não é possível agir com o mais “fácil”, mas com o “real”.

Jovair Arantes falou que o caso é de responsabilidade também de Michel Temer e que agora não cabe mais ao PTB interferir na indicação. “O PTB fez uma indicação correta, no nosso entendimento, e estamos esperando, por um questionamento, a decisão da Justiça. Daí para frente não é problema nosso. A culpa não é do PTB. O governo tem que administrar isso com o Judiciário”, falou.

Questionado se, na sua opinião, a Presidência teria de estar fazendo uma defesa mais ativa de Cristiane Brasil, Jovair disse “não saber” e que não faria juízo de valor nesse momento pelo fato de o PTB ser a parte interessada.

Nomeação barrada

Cristiane, filha do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson (RJ), foi indicada pelo partido ao cargo e nomeada em 3 de janeiro pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB). No entanto, ela não tomou posse, porque teve sua nomeação barrada na Justiça em diversas instâncias. O governo tem recorrido das decisões contrárias, mas ainda não obteve êxito. Agora, o caso está no STF (Supremo Tribunal Federal).

Cinco ações foram movidas por um grupo de advogados do Rio de Janeiro com o objetivo de barrar a indicação da deputada para o Ministério. Os processos foram apresentados após ser revelado que Cristiane foi condenada em uma ação trabalhista por não assinar a carteira nem pagar direitos trabalhistas a um motorista que trabalhava cerca de 15 horas por dia para ela e sua família.

Nas últimas semanas, além da revelação das pendências trabalhistas, a deputada causou mal-estar ao partido e ao governo em outras duas ocasiões. Primeiro, ao gravar vídeo em um barco questionando quem tem direto a entrar na Justiça. Depois, ao serem revelados uma investigação contra ela por suposta associação ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro e um áudio em que supostamente Cristiane ameaça servidores em troca de votos.

Cristiane Brasil questiona 'quem tem direito' de mover ações

UOL Notícias