Topo

MPF denuncia ex-secretário de Paes pela 2ª vez por corrupção e lavagem de dinheiro

Alexandre Pinto foi preso preventivamente no fim de janeiro - Gabriel de Paiva/Agência O Globo
Alexandre Pinto foi preso preventivamente no fim de janeiro Imagem: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Do UOL, no Rio

02/03/2018 16h46

O ex-secretário de Obras do Rio de Janeiro Alexandre Pinto foi denunciado novamente pelo Ministério Público Federal nesta sexta-feira (2) por corrupção passiva, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Pinto foi preso preventivamente no fim de janeiro, acusado de comandar um esquema de propinas envolvendo o BRT/TransBrasil e outras obras da prefeitura.

Pinto foi secretário durante a gestão de Eduardo Paes (MDB), que foi convocado para depor pela defesa do ex-subordinado em audiência da Lava Jato na próxima sexta-feira (8).

Também foram denunciados o doleiro Juan Luis Bertrán (lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa) e o ex-diretor financeiro da empreiteira Andrade Gutierrez Miguel Barreiros (lavagem de dinheiro), além de um colaborador não identificado.

De acordo com a denúncia, Pinto recebeu propina, depositada em contas no exterior, para favorecer empreiteiras e fornecedores de materiais em obras como a Transcarioca, a Transbrasil e a recuperação ambiental dos lagos de Jacarepaguá (zona oeste), entre outras.

Apenas a Andrade Gutierrez teria transferido, segundo os procuradores, ao menos US$ 1,04 milhão para o ex-secretário por meio de um contrato fictício.

Uma parte do dinheiro, segundo documentos, teria sido utilizada pelo ex-secretário e sua mulher para fazer uma viagem para Nova York entre 26 de outubro e 3 de novembro de 2015, com gastos de mais de US$ 7,75 mil.

A reportagem do UOL tenta contato com a defesa de Pinto e demais denunciados.