Topo

Ao receber príncipe do Japão no Planalto, presidente ri ao ouvir "fora, Temer"

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

19/03/2018 19h27

Ao receber o príncipe herdeiro do Japão Naruhito na rampa do Palácio do Planalto na tarde desta segunda-feira (19), o presidente Michel Temer (MDB) riu ao ouvir gritos de “Fora, Temer” por manifestantes na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Junto às palavras de ordem, cerca de 30 pessoas do grupo “Mulheres com Lula pela democracia” seguravam faixas vermelhas com os escritos “Eleição sem Lula é fraude”, “Delação sem prova é golpe”, “Lula inocente” e “Não tem crime, não tem prova. Injusta condenação!”.

Os manifestantes começaram a gritar antes de Naruhito chegar ao local e subir a rampa. Temer esperava o príncipe herdeiro ao lado do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e assessores de Naruhito. Quando percebeu o conteúdo dos gritos, riu. Embora estivessem na Praça em frente ao Planalto, era possível ouvir claramente os manifestantes, que não cessaram com a chegada de Naruhito.

Temer recebeu o japonês e entrou com ele no salão nobre do Planalto. Posaram para fotos e seguiram para reunião bilateral a portas fechadas. Nesse momento, ao se dirigir para salas reservadas do prédio, Temer virou para o lado e olhou mais uma vez para os manifestantes.

Após participar de abertura da 8ª edição do Fórum Mundial da Água, no Palácio Itamaraty, em Brasília, Temer recebeu seis presidentes ou primeiros-ministros, além de Nahurito, no Planalto.

Segundo a assessoria da Presidência, no encontro com o japonês, Temer relembrou viagem feita ao Japão em 2016, quando foi recebido pelo imperador Akihito e o primeiro-ministro Shinzo Abe. Por sua vez, Nahurito agradeceu o convite feito pelo governo brasileiro para que participasse do fórum e relatou a visita à Embrapa Cerrados neste domingo (18). De acordo com a Presidência, o príncipe herdeiro afirmou a Temer que a cooperação entre os dois países avançou na agronomia.