Topo

Temer confunde presidente do Senado com presidente do Supremo

Gustavo Maia e Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

02/04/2018 11h39Atualizada em 02/04/2018 14h38

Em cerimônia nesta segunda-feira (2), o presidente Michel Temer (MDB) se atrapalhou ao mencionar as autoridades presentes e chamou o senador Eunício Oliveira (MDB-CE) de "o presidente do Supremo". Avisado de que o cearense é presidente do Senado, ele sorriu e passou a defender a importância do Legislativo.

"Mas é da suprema... É que o Legislativo é tão importante que na minha cabeça ele é sempre supremo porque ele é que dá início a tudo o que se faz no país, não é verdade? Vejam que a execução vem da palavra executar. Executar o quê? O que o povo quis por meio da lei", declarou.

"O Judiciário pratica a jurisdição. Iuris dicere, diz o direito. Que direito? O direito que manda ser aplicado pelo Poder Legislativo. Portanto o Legislativo é o órgão supremo do país", completou.

Em seguida, Temer brincou com a própria gafe. "Agora, nunca se sabe. Você é advogado, Eunício?", perguntou ao senador, que é empresário e agropecuarista.

O Supremo Tribunal Federal é presidido pela ministra Cármen Lúcia, que não estava presente na cerimônia.

Questionado sobre a gafe após o evento, Eunício saiu andando rindo, mas depois de alguns segundos, voltou e limitou-se a dizer “ele [Temer] quis dizer do Senado”.

O presidente do Senado evitou comentar a nova crise política e como a reforma ministerial pode ajudar a blindar o presidente Michel Temer contra uma eventual terceira denúncia por parte da PGR (Procuradoria-Geral da República). Perguntado se há clima favorável à apresentação de uma terceira denúncia, respondeu “estamos pertinho das eleições, né?”.

Segundo Eunício, a reforma está seguindo o prazo de descompatibilização e quem deve comentá-la é o Executivo. Ele ainda negou que o Congresso Nacional ficará paralisado com as mudanças na Esplanada.

Temer iniciou oficialmente nesta segunda-feira a reforma ministerial com a posse de dois novos ministros e do presidente da Caixa Econômica Federal. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto.