Topo

Moreira Franco assumirá Ministério de Minas e Energia

Moreira Franco e Michel Temer durante cerimônia. Moreira é um dos homens fortes do governo - Alan Marques/Folhapress
Moreira Franco e Michel Temer durante cerimônia. Moreira é um dos homens fortes do governo Imagem: Alan Marques/Folhapress

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

08/04/2018 17h19

O atual secretário-geral da Presidência da República, Moreira Franco (MDB), vai assumir o Ministério de Minas e Energia. A informação foi confirmada neste domingo (8) pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

A mudança faz parte da mais recente reforma ministerial do governo Temer, resultado da saída de ministros que devem disputar as eleições deste ano. Ele assumirá a pasta comandada por Fernando Coelho Filho, que, em menos de um mês, se filiou ao MDB e depois mudou de legenda para o DEM e que deverá disputar a reeleição como deputado federal pelo estado de Pernambuco.

Moreira Franco é considerado um dos homens fortes do governo de Michel Temer. Ele já foi secretário-executivo do PPI (Programa de Parcerias e Investimentos) e depois foi nomeado para a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Assim como outros integrantes da cúpula do governo de Michel Temer, Moreira Franco também é alvo de investigações conduzidas pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Em setembro de 2017, ele foi denunciado pelo então procurador-geral Rodrigo Janot por fazer parte do chamado “quadrilhão do PMDB” na Câmara dos Deputados.

Segundo a denúncia, o grupo, que seria comandado por Temer e integrado por pessoas como Moreira Franco e o atual ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (MDB), teria sido responsável por receber R$ 587 milhões em propina paga por empresários. 

Moreira, Padilha e Temer negam envolvimento no caso.

Entre os principais desafios de Moreira Franco à frente do Ministério de Minas e Energia está o processo de privatização da Eletrobras, do qual ele é um dos maiores entusiastas. O governo tinha planos para iniciar a venda da estatal ainda neste ano, mas a estimativa é que o processo possa demorar mais do que o governo havia planejado.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, o governo ainda não decidiu quem ficará no lugar de Moreira Franco na Secretaria-Geral da Presidência. A data da posse também não foi confirmada.