Topo

Após bate-boca com defesa de Lula, Moro autoriza acesso a HD de Odebrecht

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

12/04/2018 17h23Atualizada em 12/04/2018 18h49

O juiz Sergio Moro autorizou, na noite desta quarta-feira (11), que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha acesso a todo o conteúdo do HD que foi apreendido com o empresário Marcelo Odebrecht. Deste equipamento, Odebrecht teria retirado e-mails que foram entregues à Justiça em fevereiro deste ano no processo em que o petista e o empresário são réus por supostamente a empresa ter comprado um terreno para sediar o Instituto Lula.

O acesso deverá ser dado até o dia 24 de abril. A defesa poderá anexar outras mensagens e arquivos específicos ao processo até o dia 30. Somente após essa data é que Moro abrirá o prazo para as alegações finais, ou seja, para que sejam apresentados os últimos argumentos de cada parte antes que seja dada a sentença.

A autorização foi dada por Moro após um bate-boca, também na quarta-feira, entre o juiz e o advogado Cristiano Zanin Martins, que integra a defesa do ex-presidente. O desentendimento aconteceu logo no início de uma audiência marcada para depoimento de Odebrecht, ouvido novamente no processo.

Moro afirmou que a audiência foi marcada atendendo a um pedido da defesa de Lula, que enviou uma série de perguntas após o empresário anexar, em fevereiro deste ano, um compilado de e-mails ao processo.

Zanin, no entanto, negou ter solicitado a audiência, mas disse que pediu a verificação da autenticidade do material apresentado por Odebrecht. Além disso, o advogado afirmou que deveria ter tido acesso à íntegra dos arquivos do computador do empresário –segundo ele, a defesa teve acesso apenas aos e-mails previamente selecionados por Odebrecht, que foram anexados ao processo.

Como a falta de acesso a esses aquivos estaria “cerceando” seu trabalho, Zanin afirmou então que não teria perguntas a fazer a Odebrecht.

"Eu acho que é um pouco brincadeira da defesa", afirmou Moro. "Não, brincadeira não é", respondeu Zanin.

"A defesa necessita ter acesso ao material", disse o advogado, que afirmou ainda que a solicitação ao material estaria documentada em e-mails trocados com um agente da Polícia Federal.
"As mensagens estão nos autos [do processo]", respondeu Moro.

Durante seu depoimento, Odebrecht afirmou que “quanto mais” falar, mais irá “complicar a vida” do ex-presidente.

Os e-mails

Datadas de julho de 2010 até março de 2012, as mensagens mostram como executivos da Odebrecht supostamente buscaram esconder as transações e se preocuparam em não expor a empresa como real compradora do terreno. Os e-mails também mencionam pessoas e empresas que teriam sido usadas como intermediárias da Odebrecht e de Lula na transação. Não há nenhuma citação nominal ao ex-presidente.

Mensagens fornecidas por Odebrecht também foram incluídas em outros processos da Lava Jato, como o que investiga reformas em um sítio de Atibaia (SP) usado por Lula e o que levou à condenação do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine.

Um laudo feito pela PF comprovou a autenticidade dos e-mails apresentados por Odebrecht no processo do Instituto. Em nota enviada à reportagem nesta quinta-feira (12), a defesa contestou que o "laudo tenha afirmado a autenticidade de todas as mensagens enviadas".

Segundo a acusação feita pelo Ministério Público Federal, a compra do terreno teria funcionado como pagamento de propina da Odebrecht a Lula. Em troca, ele teria atuado para beneficiar a empresa em contratos com a Petrobras.

Em seu interrogatório no processo, Lula confirmou ter visitado o terreno, mas disse que não se interessou pela compra. Os advogados do petista dizem que ele "jamais solicitou ou recebeu a propriedade ou a posse de qualquer imóvel para o Instituto Lula" e negam que "qualquer recurso ilícito tenha sido direcionado a Lula".