Topo

Em pronunciamento, Temer se compara a Tiradentes

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

20/04/2018 18h09Atualizada em 20/04/2018 21h27

Investigado em inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente Michel Temer (MDB) se compara, em pronunciamento em rede nacional de televisão e rádio transmitida na noite desta sexta-feira (20), ao líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, e critica quem acha ser “fácil bater” nele.

Temer gravou a fala nesta semana em razão das datas comemorativas que ocorrerão nos próximos dias. Neste sábado, é feriado de Dia de Tiradentes, comemorado todo 21 de abril. No domingo, 22 de abril, se comemora o descobrimento do Brasil.

Que nesse 21 de abril, lembremos que Tiradentes foi acusado e condenado por lutar e defender um Brasil livre, forte e independente. Ao final, a história lhe deu a vitória maior. Seu exemplo de luta é exemplo para todos nós que trabalhamos para trazer mais conquistas ao Brasil.”

Michel Temer, presidente

Michel Temer começa a fala citando poema de Cecília Meireles sobre a Inconfidência Mineira para, segundo ele, falar sobre liberdade. O presidente então explica que, mais do que o sonhado pelos inconfidentes, hoje há liberdade da “democracia, do direito de ir e vir, de pensar e expressar-se”, além da liberdade de imprensa.

Neste momento, porém, pondera que a liberdade pessoal não pode incorrer em prejuízo a outra pessoa e defende que o Brasil é mais bem visto no exterior do que pela própria população.

“Desrespeitá-la [a Constituição] é criar insegurança e instabilidade entre pessoas e instituições. Nas viagens internacionais, tenho verificado que o Brasil é sempre muito prestigiado e muito bem visto pelas nações estrangeiras. Essa visão externa positiva e otimista não coincide com o Brasil que alguns propagam internamente”, fala.

“É fácil bater no Michel Temer! É fácil bater no governo, é fácil só criticar. Quero ver fazer. Quero ver conquistar! Quero ver construir e realizar o que nós conseguimos avançar em tão pouco tempo. A torcida organizada pelo fracasso tenta bater bumbo. Tenta perder o jogo todos os dias. A verdade é que o Brasil virou esse jogo”, defende.

Em seguida, faz uma defesa de atos e resultados ao longo de sua gestão, a completar dois anos em maio. Para ele, “muitos teimam em não perceber a mudança”. Como exemplo, cita a queda da inflação e dos juros, e afirma ter havido um aumento do crédito e do poder de compra.

Temer é investigado em inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) juntamente com amigos próximos. A Operação Skala, deflagrada pela Polícia Federal em março, prendeu seus amigos José Yunes, advogado e ex-assessor, e o coronel da PM aposentado João Batista de Lima.

coronel lima - Reprodução 29.mar.2018 /TV Globo - Reprodução 29.mar.2018 /TV Globo
Amigo de Temer, Coronel Lima ficou preso durante alguns dias
Imagem: Reprodução 29.mar.2018 /TV Globo

No final de março, foi decretada a prisão temporária de 13 pessoas no inquérito que investiga se houve irregularidades na edição por Temer de um decreto sobre o setor portuário. A operação foi pedida pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF. As prisões foram revogadas poucos dias depois.

Em abril, reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostrou que a arquiteta Maria Rita Fratezi, mulher do coronel, pagou em dinheiro vivo pela reforma na casa de uma das filhas de Temer, Maristela. Quem afirmou o fato à reportagem foi o dono de uma das lojas envolvidas na obra, Piero Cosulich. A suspeita da Polícia Federal, segundo a Folha, é que o montante seja derivado de propinas da JBS, de Joesley Batista.

O Planalto tem visto as investigações como "perseguição".

Veja a íntegra do pronunciamento de Temer:

"Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta,
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda". ...

Amanhã comemoramos o Dia de Tiradentes e no dia seguinte o descobrimento do Brasil.
Dirijo-me a você, cidadã e cidadão brasileiros, com os versos do Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles para falar sobre essa palavra tão importante: LIBERDADE.

Muito mais do que a independência sonhada pelos inconfidentes, hoje celebramos a liberdade da democracia, do direito de ir e vir, de pensar e expressar-se.
Celebramos a liberdade da imprensa brasileira.
A liberdade de agir segundo a própria vontade desde que isso não  prejudique o outro.

Somos livres e vivemos em um Estado democrático de direito, onde deve haver o respeito mútuo, o respeito às leis e, principalmente, o respeito à Constituição Federal.

Desrespeitá-la é criar insegurança e instabilidade entre pessoas e instituições.

Nas viagens internacionais, tenho verificado que o Brasil é sempre muito prestigiado e muito bem visto pelas nações estrangeiras.

Essa visão externa positiva e otimista não coincide com o Brasil  que alguns propagam internamente.

É fácil bater no Michel Temer!
É fácil bater no governo, é fácil só criticar.
Quero ver fazer.
Quero ver conquistar!
Quero ver construir e realizar o que nós conseguimos avançar em tão pouco tempo.

A torcida organizada pelo fracasso tenta bater bumbo.
Tenta perder o jogo todos os dias.

A verdade é que o Brasil virou esse jogo.
Alcançamos, nesses dois anos, vitórias expressivas, recordes após recordes, mas muitos teimam em não perceber a mudança.
Em não admitir o nosso sucesso: o sucesso do Brasil.

Falo da menor inflação e dos menores juros de todos os tempos que protegem, o dinheiro do trabalhador, seu poder de compra, com mais crédito e mais tranquilidade.

Falo da volta do crescimento econômico e do projeto do maior salário mínimo da história.

Falo do alimento mais barato na sua mesa, não só porque colhemos as duas maiores safras do Brasil, mas porque soubemos criar políticas de valorização do homem do campo.

Falo do que foi feito na saúde, na educação com as 500 mil vagas em tempo integral e a reforma do ensino médio.

Falo do meio ambiente com a criação de unidades de conservação do tamanho de um estado como o Mato Grosso.
Isso ninguém divulga!

Falo da criação do Ministério da Segurança Pública com a intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro. 
Iniciativas inéditas que governo algum teve a coragem de tomar no enfrentamento e combate à violência urbana e ao crime organizado.

Falo da retomada das obras nas estradas, da melhoria nos aeroportos e da transposição do rio São Francisco para abastecer de água o Nordeste, onde também iniciamos a revitalização para garantir a vida do rio.

Os postos de trabalho estão ressurgindo. São quase 2 milhões nesses últimos tempos.
Posso lembrar a devolução do PIS-PASEP ou da liberação do Fundo de Garantia que colocou cerca de 50 bilhões de reais no bolso do trabalhador.

Retomamos a confiança e a credibilidade internacional, de que é prova evidente do índice da bolsa de valores que não para de subir.

Precisamos de uma injeção de otimismo no país. Precisamos, verdadeiramente, de bons sentimentos.
O Brasil voltou para ganhar.
E precisamos ter orgulho disso!

Precisamos acabar de vez com uma disputa irracional que busca jogar uns contra outros.

Esse é um ano de eleições.
É um ano de escolhas.
E elas deverão transcorrer na maior tranquilidade e é isso que quero garantir-lhes a partir das minhas competências como Presidente da República Federativa do Brasil.

E pra isso é preciso paz, justiça, segurança, responsabilidade.

É preciso coragem.
É preciso saber fazer.
E estamos na direção certa.

Que nesse 21 de abril, lembremos que Tiradentes foi acusado e condenado por lutar e defender um Brasil livre, forte e independente.
Ao final, a história lhe deu a vitória maior.

Seu exemplo de luta é exemplo para todos nós que trabalhamos para trazer mais conquistas ao Brasil.

É hora de nos unirmos para não perdermos o que foi conquistado.

Boa noite, obrigado e um Brasil livre, justo e melhor para todos!"