Topo

Reprovação ao governo Temer sobe e tem pior índice para um presidente desde 1986, diz Ibope

Pedro Ladeira/Folhapress
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

28/06/2018 10h33

Pesquisa Ibope sobre a avaliação do governo Michel Temer (MDB) divulgada nesta quinta-feira (28) mostra um aumento na reprovação à gestão do presidente, com 79% de respostas ruim ou péssimo.

Este é o pior percentual de avaliação do governo de um presidente desde que teve início a série histórica do Ibope, em 1986, no governo José Sarney (MDB).

Entre os entrevistados, 4% avaliaram o governo Temer como ótimo ou bom, 16% como regular e 1% disseram não saber ou não responderam.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na última pesquisa desse tipo feita pelo Ibope, divulgada em abril, o governo Temer foi avaliado como ruim ou péssimo por 72% dos entrevistados, ótimo ou bom por 5% e regular por 21%.

90% desaprovam maneira de Temer governar

A pesquisa também perguntou se as pessoas aprovam a maneira de governar do presidente. Disseram que desaprovam, 90%, aprovam, 7%, e não sabem ou não responderam, 3%.

Também foi medida a confiança no presidente Temer. A maioria, 92%, disse não confiar, 6% disse confiar e 2% disse não saber ou não quis responder.

Temer X Dilma

O Ibope também perguntou como as pessoas comparam o governo Temer com a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), alvo de processo de impeachment em agosto de 2016.

Uma maioria de 63% respondeu que o governo Temer é pior que o governo Dilma. 26% disseram considerar "igual" as duas gestões e 9% disseram que o governo do MDB é melhor que o do PT.

As pessoas que disseram não saber ou não responderam somaram 2% dos entrevistados.

A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 21 e 24 de junho e entrevistou 2.000 pessoas em 128 municípios. O levantamento foi realizado a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria).