Topo

Advogado deixa sala durante interrogatório, e Lula brinca: "me leva com você"

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

14/11/2018 21h23

Em meio a tantos momentos de tensão e embates com a juíza federal substituta Gabriela Hardt, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou risadas entre os presentes em determinada situação de seu interrogatório nesta quarta-feira (14). Na ocasião, o petista pediu que o advogado José Roberto Batochio, que deixou o local antes do fim da audiência, o levasse junto.

Pouco antes do fim da audiência, Batochio pediu a palavra para informar que precisava deixar a sala. “Vou pedir licença a Vossa Excelência, meu colega continua aqui a defesa. Agradeço e desejo a todos um bom feriado”, disse. O advogado Cristiano Zanin Martins, que integra a defesa de Lula, continuou no local.

A juíza federal substituta Gabriela Hardt se preparava para continuar o interrogatório quando Lula disse: “me leva com você”, olhando para Batochio.

Os advogados presentes na sala prontamente deram risadas, mas a juíza foi dura em sua resposta: “se o senhor quiser ficar em silêncio, também podemos encerrar [a audiência]. O senhor quer responder às outras perguntas ou quer encerrar?”, questionou.

Aparentando estar constrangido, Zanin afirmou então que o ex-presidente iria responder às perguntas apresentadas pelas defesas dos demais réus no processo.

Batochio, que se aproximou de Lula momentos depois para se despedir, ouviu mais uma vez o pedido do ex-presidente: “Não quer me levar, não?”. "Não", devolveu o advogado, já saindo da sala. A juíza, então, deu continuidade à audiência.

A saída desta quarta-feira, para prestar depoimento, foi a primeira de Lula em sete meses. Ele está preso desde abril na sede da PF (Polícia Federal), em Curitiba, onde cumpre pena de mais de 12 anos de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do tríplex de Guarujá (SP). Nesta tarde, o petista foi interrogado por ser réu no processo que investiga se ele foi beneficiado através de reformas realizadas em um sítio em Atibaia (SP).