Topo

RJ: Bolsonaro defende disciplina e hierarquia ao inaugurar colégio militar

17.dez.2018 - Bolsonaro inaugura colégio da PM em Duque de Caxias - CARLOS ARTHUR/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
17.dez.2018 - Bolsonaro inaugura colégio da PM em Duque de Caxias Imagem: CARLOS ARTHUR/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Duque de Caxias (RJ)

17/12/2018 12h09

Capitão reformado do Exército e entusiasta das pautas militares, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) declarou nesta segunda-feira (17) que a educação no país precisa ser pensada de acordo com os valores de "hierarquia" e "disciplina".

Na visão dele, os professores deixaram de exercer "papel de autoridade" nas últimas décadas, o que teria comprometido todo o sistema de ensino.

As declarações de Bolsonaro ocorreram durante inauguração de um colégio da Polícia Militar no Rio de Janeiro, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã de hoje. A unidade foi batizada em homenagem ao pai do presidente eleito, Percy Geraldo Bolsonaro, morto em 1995. O agraciado atuava como dentista e, apesar da honraria, nunca teve relação com a PM do Rio.

"Ninguém consegue ordem e progresso se não tiver hierarquia e disciplina", declarou ele.

O pesselista evitou contato com a imprensa durante a solenidade, o que já havia feito na última sexta (14) durante agenda em Itaguaí (RJ). Bolsonaro está sendo pressionado a dar esclarecimentos referentes às transações financeiras suspeitas do policial militar Fabrício Queiroz, ex-assessor do filho, o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL).

O PM movimentou cerca de R$ 1,2 milhão em um ano, de acordo com dados de um relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). Neste período, o órgão fiscalizador também identificou depósitos de funcionários do gabinete de Flávio na conta do ex-assessor assim como um pagamento de R$ 24 mil na conta da futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O presidente eleito disse se tratar do pagamento de um empréstimo pessoal feito ao PM, enquanto Flávio disse não ter feito nada de errado.

Queiroz deve prestar depoimento durante esta semana ao Ministério Público estadual, que abriu um procedimento para investigá-lo.

Flávio também esteve nesta manhã na inauguração do colégio militar e se negou a conversar com os jornalistas. Participaram ainda o governador eleito do RJ, Wilson Witzel (PSC), o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), e vários deputados estaduais.

Em discurso, Flávio se disse emocionado com a homenagem ao avô e lembrou uma das promessas de campanha do pai durante a corrida presidencial: a criação de escolas militares.

"O presidente Jair Bolsonaro nem tomou posse ainda e já está inaugurando colégio militar", comentou. Segundo ele, o objetivo é oferecer um ensino baseado em valores como "disciplina e ordem dentro de sala de aula, com crianças e adolescentes aprendendo o que interessa".

Esse é o 3º colégio exclusivo para filhos de policiais militares no RJ e a primeira unidade localizada na Baixada Fluminense. Segundo o ato de criação, a escola também poderá receber alunos da comunidade caxiense caso haja ociosidade de vagas.