Topo

Bolsonaro é político, esperto; eu não, diz Mourão sobre eleição no Senado

Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo
Imagem: Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo

Gustavo Maia e Mirthyani Bezerra

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

01/02/2019 12h58Atualizada em 01/02/2019 14h26

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) é "teimoso" por ter, durante sua recuperação cirúrgica, telefonado para todos os candidatos à presidência do Senado, mas que ele é "político", "esperto". "Eu não, pô", emendou. 

A declaração foi dada quando o vice-presidente retornava da solenidade de abertura do ano judiciário no STF (Supremo Tribunal Federal), onde compareceu representando Bolsonaro. Mourão foi questionado se havia conversado por telefone com o presidente e respondeu que não, que "o presidente não pode ficar falando. É um teimoso". 

Ao ser lembrado de que Bolsonaro havia ligado para todos os postulantes à presidência do Senado na quinta-feira (31), o vice-presidente respondeu: "Pois é, mas ele é um teimoso. É um teimoso. Ligou para todos, né? Ele é político, né? O presidente é esperto. Eu não, pô."

Bolsonaro ligou para o senador Renan Calheiros (MDB-AL) na quinta assim que terminou a reunião da bancada do partido que o escolheu para disputar a presidência do Senado, segundo informação do jornal Folha de S. Paulo. 

Com a repercussão da ligação, Bolsonaro tuitou dizendo ter feito contato com todos os candidatos "diplomaticamente" e que a "qualquer tentativa de desvirtuar o papel institucional do governo diante desses fatos é desprovida de boa fé e de profissionalismo". Mas nova reportagem da Folha mostrou que as ligações foram feitas apenas após divulgação de ligação para Renan.

Hoje, Renan Calheiros tuitou dizendo que o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni "deve ter vazado" sobre a conversa. O ministro, atual articulador político do governo Bolsonaro, já teve desentendimentos tanto com Renan quanto com Rodrigo Maia (DEM-RJ), favorito na disputa para a presidência da Câmara. No caso do Senado, Onyx chegou a articular apoio ao nome de Davi Alcolumbre (DEM-AP) para o posto. 

Perguntado se torce pela vitória de Renan na noite desta sexta, Mourão disse ser "indiferente" se Renan ganhar ou não, e que não vê "problema" nisso. Para Mourão, quem for eleito precisa "estar antenado" com as necessidades do Brasil e que é um bom momento para os políticos "resgatarem a sua credibilidade perante o Brasil como um todo". 

Em relação à disputa pelo comando da Câmara, o general não escondeu sua torcida para deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ). "A Câmara eu acho que o Rodrigo deve ganhar, né? É o que está indicado. [...] O Rodrigo eu acho muito bom, já disse isso outra vez. É um cara experiente, ele está comprometido aí com as reformas. Eu acho que vai ser bom para o governo", afirmou.