Topo

Partidos fazem acordo e formam três blocos na nova legislatura da Câmara

1.fev.2019 - Deputados eleitos em outubro tomam posse na Câmara - Guilherme Mazieiro/UOL
1.fev.2019 - Deputados eleitos em outubro tomam posse na Câmara Imagem: Guilherme Mazieiro/UOL

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

01/02/2019 16h24Atualizada em 01/02/2019 18h26

Os deputados empossados nesta sexta-feira (1º) organizaram-se em três blocos parlamentares para divisão de cargos na Mesa Diretora. O blocão de apoio à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à Presidência da Casa se dividiu, apesar de se manterem alinhados.

O acordo também definiu os nomes que serão votados para compor a Mesa, mas nada impede que candidaturas avulsas sejam lançadas e concorram com o que está combinado entre os partidos.

O bloco com a maior quantidade de siglas terá 301 parlamentares dos partidos PSL, PP, PSD, MDB, PR, PRB, DEM, PSDB, PTB, PSC e PMN. O outro bloco é formado por PDT, PODE, SD, PCdoB, Patriotas, PPS, Pros, Avante, PV e DC. A soma desse grupo chega a 105 parlamentares.

O bloco de oposição continuará sendo PT, PSB, PSOL e Rede, cuja soma de deputados é de 97.

Os partidos Novo, com oito deputados, e PTC, com dois, não integram nenhum bloco.

A divisão da Mesa acordada pelos partidos está da seguinte forma: Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente; Marcos Pereira (PRB), 1º vice-presidente; Luciano Bivar (PSL), 2º vice-presidente; Fernando Giacobo (PR-PR), Mário Heringer (PDT-MG), 2º secretário; Fábio Faria (PSD-RN), 3º secretário; André Fufuca (PP-MA), 4º secretário.

Em entrevista a jornalistas, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que conduzirá a eleição disse que permitirá que qualquer deputado se lance aos cargos da mesa, desde que o bloco ao qual seu partido faz parte não defenda a candidatura fixa de um só candidato.

Presidência da Câmara

A disputa pela Presidência terá sete candidatos. Maia tem a maior aliança e deve receber apoio dos dois maiores blocos.

Também estão na corrida:Fábio Ramalho (MDB-MG), Marcelo Freixo (PSOL-RJ), JHC (PSB-AL), Marcel Van Hatten (NOVO-RS), General Petterneli (PSL) e Ricardo Barros (PP-PR).

O prazo para inscrição na corrida pelo comando da Casa vai até às 17h.

Josias de Souza: Congresso e STF podam lua-de-mel de Bolsonaro

UOL Notícias