Topo

Maia é favorito; 7 deputados oficializam candidatura para presidir Câmara

1.fev.2019 -  Rodrigo Maia na Câmara para a sessão solene de posse dos deputados - Fátima Meira/Estadão Conteúdo
1.fev.2019 - Rodrigo Maia na Câmara para a sessão solene de posse dos deputados Imagem: Fátima Meira/Estadão Conteúdo

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

01/02/2019 17h28

A Secretaria Geral da Mesa oficializou a candidatura de sete deputados à Presidência da Câmara. Além do comando da Casa, outros três cargos da Mesa serão disputados por mais de um candidato, o 1º vice-presidente, o 2º vice-presidente e o 1º secretário.

A eleição está marcada para começar às 18h desta sexta-feira (1º).

A maior costura de apoio parlamentar foi obtida por Rodrigo Maia (DEM-RJ) , que tenta se manter no cargo. Ele conseguiu formar um bloco com 11 partidos e deve contar com apoio de outras legendas. 

campanha camara - Guilherme Mazieiro/UOL - Guilherme Mazieiro/UOL
Campanha na Câmara: "boneco" de papelão do candidato JHC (PSB-AL)
Imagem: Guilherme Mazieiro/UOL

Também concorrem: Fábio Ramalho (MDB-MG), Marcelo Freixo (PSOL-RJ), JHC (PSB-AL), Marcel Van Hatten (Novo-RS), General Peternelli (PSL-SP), Ricardo Barros (PP-PR).

A disputa pelo posto de 1º vice-presidente será entre Marcos Pereira (PRB-SP) e Hercílio Diniz (MDB-MG). Já o 2º vice-presidente ficará com o PSL: disputam Luciano Bivar e Charlles Evangelista, correligionários. 

A outra disputa, para 1º secretário, será entre Soraya Santos (PR-RJ) e Giacobo (PR-PR).Para ser eleito, o candidato precisa ter mais da metade dos votos da casa, 257 dos 513 possíveis. Caso contrário, a disputa vai para segundo turno.

Josias de Souza: Congresso e STF podam lua-de-mel de Bolsonaro

UOL Notícias