Topo

Bolsonaro melhora, passa a ingerir líquidos, mas não tem previsão de alta

No primeiro dia de despachos após passar por cirurgia, do hospital Bolsonaro assinou três decretos - Pedro Ladeira/Folhapress
No primeiro dia de despachos após passar por cirurgia, do hospital Bolsonaro assinou três decretos Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Alex Tajra e Gustavo Maia

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

05/02/2019 17h18

Oito dias após ter se submetido a uma cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal e de retirada de bolsa de colostomia, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) apresentou evolução em seu quadro clínico nesta terça-feira (5), segundo boletim médico do hospital Albert Einstein, onde está internado.

De acordo com o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, ainda não há previsão de alta, o que só deve ocorrer depois de os médicos suspenderem a administração de antibióticos. Bolsonaro permanece internado na unidade semi-intensiva do hospital. Na segunda (4), a assessoria do presidente havia informado que ele teria alta entre quarta e quinta-feira (7). 

Segundo a equipe do Einstein, onde Bolsonaro está internado em São Paulo, o presidente "apresentou aumento da movimentação intestinal, o que possibilitou o início de ingestão de líquidos por via oral em associação à nutrição parenteral."

Até então, Bolsonaro estava em jejum.

"Ontem, ele teve a primeira ingestão de líquido [água] e hoje, efetivamente, mais dois copos. São copos pequenos, de 20 ml. Então ele ingere esse líquido e os médicos fazem a observação de como ele vai comportar-se", explicou o porta-voz.

Evolução

"Houve melhora do seu estado de saúde nas últimas 24 horas, evoluindo sem dor, afebril e com redução da coleção líquida no abdome", dizem os médicos no boletim.

Aos jornalistas, Rêgo Barros disse que o presidente informou o público sobre o seu quadro clínico pelo Twitter, "com o espírito altivo que lhe é peculiar".

Minutos antes da fala do porta-voz, o perfil do presidente na rede social publicou um vídeo com parte de uma sessão de fisioterapia, com uma trilha sonora animada. O tuíte errou a grafia da palavra sessão, redigida como "seção".