Topo

O que Sergio Moro juiz e Sergio Moro ministro dizem sobre caixa 2?

Do UOL, em São Paulo

20/02/2019 17h42

A mudança no tom da avaliação de Sergio Moro sobre a gravidade do crime de caixa 2 chamou atenção ontem quando o ministro da Justiça e Segurança Pública apresentou o projeto anticrime ao Congresso Nacional.

As declarações dadas a jornalistas surpreenderam por destoarem de falas dadas na época em que Moro era o juiz responsável pela Operação Lava Jato, na 13ª Vara Federal de Curitiba, sempre duras em relação ao uso de recursos não contabilizados em campanhas eleitorais.

Ontem, o ministro afirmou que, atendendo a reclamações de "alguns agentes políticos", o governo acabou optando por colocar a criminalização da prática de caixa 2 à parte, sob o argumento de que "o caixa 2 é um crime grave, mas não tem a mesma gravidade que corrupção, que crime organizado e crimes violentos". 

Em abril de 2017, durante um evento na Universidade de Harvard, nos EUA, Moro disse que o caixa 2 era "trapaça, um crime contra a democracia", afirmando que a prática era mais grave do que a corrupção para o enriquecimento ilícito. À época, considerou que o primeiro crime pode ser até mais nocivo que o segundo.