Topo

'Somos comandantes do nosso destino', diz primeira-dama no Planalto

Carolina Antunes/Presidência da República
Imagem: Carolina Antunes/Presidência da República

Luciana Amaral e Marcela Leite

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

08/03/2019 18h11

Ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PSL), a primeira-dama Michelle Bolsonaro destacou o protagonismo feminino durante discurso no Palácio do Planalto hoje, em razão do Dia Internacional da Mulher:

"Somos comandantes do nosso destino e o destino que queremos é sermos persistentes em nossa caminhada"

Michelle também agradeceu a presença de todas as funcionárias do Palácio do Planalto, do Alvorada, da Granja do Torto e do Jaburu, convidadas para a cerimônia organizada em razão da data.

Durante o discurso dirigido "a todas as mulheres, mães, mães raras, amigas, esposas e as profissionais brasileiras", a primeira-dama afirmou que "ser mulher é muito mais forte do que os homens podem ver". "O mais importante é lutar em todos os outros dias do ano para que sejamos plenas de oportunidades, lutar pelo desejo de respeito, a necessária corrida e o merecido reconhecimento", completou.

Também estiveram presentes o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) e a mulher Paula Mourão, as duas únicas ministras da Esplanada, além da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Durante a cerimônia, Bolsonaro disse que o país tem um ministério equilibrado: "as duas ministras valem por dez homens", afirmou.

Ele ainda avaliou não enxergar 8 de março como um dia diferente já que as mulheres estão em sua vida 24 horas por dia. Segundo o presidente, são as mulheres quem "realmente conduzem o destino de uma nação" e não há homem que possa promover políticas públicas sérias se não tiver junto de si uma mulher com os mesmos princípios.

Um dos momentos de maior expectativa, porém, foi o da entrega de três vale-brindes de uma loja feminina de Brasília, como creme hidratante. Ao microfone, de forma animada, Damares pediu que as convidadas checassem embaixo de suas próprias cadeiras e se levantassem se fossem agraciadas. Os presentes foram entregues por Michelle, Paula e Damares.

"É o primeiro Dia da Mulher do novo Brasil. E é a primeira vez que no Brasil que temos o Ministério da Mulher! Obrigada, presidente!", falou a ministra, após entregar um dos brindes.

'É o primeiro dia da mulher do novo Brasil', diz Damares

UOL Notícias

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.