Topo

FHC: Bolsonaro confunde 'nazis e comunistas', e PT erra com 'Lula livre'

22.mai.2018 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), na sede da fundação que leva o seu nome, no centro antigo de São Paulo - Carine Wallauer/UOL
22.mai.2018 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), na sede da fundação que leva o seu nome, no centro antigo de São Paulo Imagem: Carine Wallauer/UOL

Pedro Graminha

DO UOL, em São Paulo

03/04/2019 17h29

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) publicou nesta tarde em seu Twitter uma crítica ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e ao Partido dos Trabalhadores.

"O PR [Presidente da República] confunde os autoritarismos: chama os nazis de comunistas! O PT confunde Justiça com arbítrio, quer Lula Livre, em vez do razoável, esperar os recursos preso em casa. Onde anda a sensatez?", escreveu.

A mensagem de FHC faz referência às declarações feitas por Bolsonaro durante visita a Jerusalém.

Após visitar o museu do Holocausto em Israel, o presidente disse concordar com o chanceler Ernesto Araújo, para quem o nazismo foi um movimento de esquerda. A declaração do presidente contradiz o consenso de historiadores internacionais e o próprio museu que visitara, que liga o nazismo à extrema-direita.

Em relação ao PT, Fernando Henrique demonstra não concordar com a demanda pela libertação de Lula, preso na sede da Polícia Federal em Curitiba há quase um ano.

Para os partidários do ex-presidente e outras lideranças à esquerda, Lula é um prisioneiro político e foi julgado injustamente.