Topo

Como Crivella perdeu apoios e passou a enfrentar um processo de impeachment

Inabilidade administrativa, descumprimento de acordos e denúncias de crimes em sua gestão: o que está por trás do impeachment de Crivella - Diego Maranhão/Estadão Conteúdo
Inabilidade administrativa, descumprimento de acordos e denúncias de crimes em sua gestão: o que está por trás do impeachment de Crivella Imagem: Diego Maranhão/Estadão Conteúdo

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

05/04/2019 04h01

O processo de impeachment aberto por vereadores do Rio esta semana expõe o enfraquecimento do prefeito Marcelo Crivella (PRB) junto ao legislativo municipal carioca.

Inabilidade administrativa, descumprimento de acordos e denúncias sucessivas são apontados por parlamentares como os principais motivos para que sua base tenha se derretido.

Do total de 51 vereadores, 35 votaram pelo impeachment na última terça-feira (2), iniciando assim o trâmite inédito na capital fluminense. O processo vai apurar possível crime cometido pela gestão Crivella ao prorrogar, sem licitação, contratos com empresas que exploram publicidade em pontos de ônibus e outras instalações públicas.

Em setembro do ano passado, um pedido de impeachment havia sido rejeitado - àquela altura, com uma interlocução maior com os parlamentares, Crivella teve apenas 14 votos contrários.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito afirmou que a abertura de processo de impeachment "não faz o menor sentido". Crivella também afirmou que o resultado da votação teve "motivação política".

"Falta palavra"

Eleito com 59% dos votos em 2016 contra Marcelo Freixo (PSOL), Crivella iniciou o mandato em 2017 com apoio suficiente para alterar, por exemplo, regras de cálculo do IPTU e para contrair mais de R$ 1 bilhão em empréstimos.

Três anos mais tarde, Crivella não tem apoio de alguns dos seus antigos aliados.

"A gestão Crivella é medíocre. [Em 2017] ele propôs que eu fosse exonerada do cargo, voltasse à Câmara, votasse pelo aumento do IPTU e depois retornasse à Secretaria. Na ocasião, eu me neguei, pois não sou manipulável", disse ao UOL Teresa Bergher (PSDB), que chegou a fazer parte do secretariado de Crivella no primeiro ano de gestão

Esta semana, ela votou pela abertura do processo de impeachment - que terá, agora, 90 dias de análises e culminará em nova votação na câmara.

"Além disso, a falta de cumprimento dos acordos que ele faz com os vereadores cria desgastes e gera insatisfações. Falta palavra", afirma Teresa.

Retaliações a quem vota de forma contrária

Até mesmo aliados de Crivella cogitam passar a apoiar o impeachment. Daqui a 3 meses, em votação na Câmara, 34 dos 51 votos derrubariam o prefeito carioca.

"Sou da base, mas deixo claro que posso mudar o meu voto. Aliás, isso explica em muito essa relação desgastada dos vereadores com o prefeito", diz Luiz Carlos (Podemos).

De acordo com ele, Crivella tem dificuldades para dialogar com parlamentares que, eventualmente, votem contra os seus interesses.

Oposição desde o início do mandato, Tarcísio Motta (PSOL) diz que não se surpreende com a perda de apoios.

"Crivella é adepto da velha política, da distribuição de cargos em troca de apoios, mas nem para isso se mostra hábil. Ele faz nomeações com base em indicações de vereadores e depois as exonera sem aviso prévio - faz isso, especialmente com quem, eventualmente, vota contra ele", diz.

Denúncias de corrupção, medidas impopulares

Vereadores também citam episódios de grande repercussão como o "Fala com a Márcia" -- Crivella indicou uma servidora que atenderia munícipes evangélicos em filas para cirurgias de catarata.

"Há um prazo de paciência do povo e da base aliada para que ele siga dizendo que encontrou uma prefeitura falida e cheia de problemas. Ao mesmo tempo acontecem denúncias de nepotismo, uso da máquina pública para fazer campanha do filho, favorecimentos específicos", afirma Tarcísio, em referência a denúncias de uso da máquina pública na campanha do filho para deputado federal.

Para o presidente da Câmara, Jorge Felippe (MDB), também pesam contra Crivella algumas falas que se tornam públicas.

Felippe se declarou impossibilitado de votar na abertura do pedido de impeachment: se Crivella for cassado, ele assumirá temporariamente a Prefeitura, já que o vice-prefeito da cidade, Fernando Mac Dowell, morreu no ano passado.

"Vai ficando difícil para um vereador se declarar defensor de um prefeito que critica abertamente a polícia militar e é investigado por utilizar a máquina pública na campanha do filho. As votações são abertas, os parlamentares vão deixando de querer associar as suas imagens a essa gestão", afirma.

No mês passado, durante uma reunião com servidores, Crivella chegou a afirmar que o Rio de Janeiro era uma "esculhambação" e que policiais militares subiam morros para pegar "arrego" [propina]. Depois, ele disse que as suas falas foram tiradas de contexto e afirmou respeito pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou a reportagem, Marcelo Crivella Filho foi candidato a deputado federal. O texto foi corrigido.
Diferentemente do publicado, Crivella foi eleito em 2016 e iniciou o mandato em 2017. O texto já foi corrigido.