Topo

Nomes da Odebrecht e PPT de Deltan: sessão de Moro tem guerra de cartazes

Felipe Amorim, Hanrrikson de Andrade e Luciana Quierati

Do UOL, em Brasília

02/07/2019 18h07

O debate travado durante a audiência de hoje com o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) sobre as mensagens atribuídos a ele durante o tempo em que foi juiz e procuradores da Lava Jato foi acompanhado de uma guerra de cartazes na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados.

Enquanto os governistas imprimiram papéis com codinomes atribuídos a petistas nas planilhas de repasses e negociações irregulares da Odebrecht, membros da oposição exibiram cartazes com a reprodução do famoso Powerpoint da Lava Jato.

A manifestação foi puxada pela bancada do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, que tenta blindar Moro da ofensiva da oposição. Um dos papéis exibidos mencionava o apelido "Montanha", que, de acordo com a Lava Jato, foi atribuído ao deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

Outro cartaz continha o codinome "Solução", termo destinado a uma suposta identificação da deputada Maria do Rosário (PT-RS), também segundo a Lava Jato.

A oposição, por sua vez, lembrou o episódio do material em Powerpoint elaborado pelo procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa do MPF, para ilustrar a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

montagem deputados mostram cartazes - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Sobrou até para o próprio Moro. No momento em que um dos deputados do partido do presidente Jair Bolsonaro (PSL) elencava os apelidos da Odebrecht, um oponente gritou: "Russo!". Esse é o apelido do ex-juiz federal indicado nas mensagens obtidas e publicadas pelo site The Intercept Brasil no episódio dos diálogos vazados.