Topo

Eduardo Bolsonaro usa foto com artistas para relativizar trabalho infantil

06.jul.2019 - Eduardo Bolsonaro faz postagem no Twitter em defesa do trabalho infantil - Reprodução/Twitter/@BolsonaroSP
06.jul.2019 - Eduardo Bolsonaro faz postagem no Twitter em defesa do trabalho infantil Imagem: Reprodução/Twitter/@BolsonaroSP

Do UOL, em São Paulo

07/07/2019 01h12

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) postou no fim da noite de sábado, em sua conta do Twitter, uma imagem com artistas de TV que trabalhavam quando eram criança, como a apresentadora Maísa, os cantores Sandy & Júnior e as atrizes Mariana Ruy Barbosa e Bruna Marquezine, relativizando a discussão sobre o trabalho infantil.

"Assim como palmadas para educar o filho é uma coisa e mal tratar a criança é outra, a mesma distinção se faz necessária nessa questão do trabalho de menores", afirmou o parlamentar.

A postagem ocorre dois dias depois de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), defender o trabalho infantil usando como principal argumento sua experiência pessoal em um vídeo de transmissão ao vivo pelas redes sociais.

"Olha só, trabalhando com nove, dez anos de idade na fazenda eu não fui prejudicado em nada. Quando um moleque de nove, dez anos vai trabalhar em algum lugar, tá cheio de gente aí 'trabalho escravo, não sei o quê, trabalho infantil'. Agora, quando tá fumando um paralelepípedo de crack, ninguém fala nada", comentou o presidente em tom de "confissão".

Jair Bolsonaro ainda afirmou que não iria apresentar nenhum projeto que descriminalizasse o trabalho infantil para "não ser massacrado".

Após repercussão negativa, o presidente da República negou, no mesmo dia, que defenda o trabalho infantil.

"Não devemos confundir o incentivo ao trabalho e à disciplina com exploração, abuso e abandono da escola. São coisas completamente distintas e todos sabemos disso", escreveu. Ele também disse em seu perfil no Twitter que está sendo atacado pela "esquerda" porque defende que "nossos filhos sejam educados para desenvolver a cultura do trabalho desde cedo. Se eu estivesse defendendo sexualização e uso de drogas, estariam me idolatrando", declarou.

Trabalho infantil é crime

A Constituição federal, segundo seu artigo 7º, proíbe "qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos". Mesmo assim, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, o Brasil teve, entre 2007 e 2018, 261 mortes e 43.777 acidentes de trabalho com crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos.

A coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT (Ministério Público do Trabalho), Patrícia Sanfelici, afirmou ao UOL que esse tipo de opinião é frequente na sociedade brasileira e é justamente o que as autoridades tentam combater diariamente.

Ela lembra ainda que a proibição do trabalho infantil não é algo aleatório. "Temos que pensar nos riscos e prejuízos para crianças e adolescentes. Qualquer risco ergonômico de trabalho é muito mais intenso, exige muito mais do adolescente e da criança. A sua acuidade visual [capacidade de visualizar detalhes como forma e contorno] também está em desenvolvimento. O corpo da criança ainda está em formação, principalmente a coluna", diz a coordenadora.