Topo

Michelle lança ação e ouve que também usará tempo para cuidar de Bolsonaro

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

09/07/2019 17h38

Durante lançamento do programa Pátria Voluntária hoje, iniciativa governamental de incentivo ao voluntariado, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ouviu por parte do ministro da Cidadania, Osmar Terra, e do marido, o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

"Queria cumprimentar a nossa primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que é uma pessoa que podia estar cuidando de seus afazeres, podia estar cuidando de coisas menores, na atividade até de doação", diz Terra, em discurso no evento.

Nesse momento, Bolsonaro, que estava no palco, emenda, fora dos microfones: "Tem que cuidar de mim!"

O ministro Terra responde: "Tem boa parte do horário dela pra cuidar do presidente também".

9.jul.2019 - A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participa ao lado do marido, o presidente Jair Bolsonaro, do lançamento do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar, em Brasília, nesta terça-feira (9) -  Fátima Meira/Futura Press/Folhapress -  Fátima Meira/Futura Press/Folhapress
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participa ao lado do marido, o presidente Jair Bolsonaro, do lançamento do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar, nesta terça-feira (9)
Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Folhapress

Programa de voluntariado

Michelle Bolsonaro será presidente do conselho responsável por orientar as ações do programa.

O Pátria Voluntária tem o objetivo de promover a participação dos cidadãos no trabalho voluntário, ou seja, não remunerado, em parceria com o poder público, organizações da sociedade civil e entidades privadas.

O conselho presidido pela primeira-dama terá 24 integrantes e será composto por 12 ministros do governo Bolsonaro e 12 representantes da sociedade.

Além de Michelle, também integram o conselho Rosângela Moro, esposa do ministro da Justiça, Sergio Moro, a cantora Elba Ramalho e o velejador Lars Grael.

A irmã do ministro da Economia, Paulo Guedes, também integrará o conselho. Elisabeth Guedes é vice-presidente da Anup (Associação Nacional das Universidades Particulares).

O programa e o conselho estarão ligados ao Ministério da Cidadania, pasta do ministro Osmar Terra.

O programa é semelhante ao lançado no governo anterior, do presidente Michel Temer (MDB), que recebeu o nome de Viva Voluntário e teve a participação da então primeira-dama, Marcela.

Crianças interpretam hino em libras

UOL Notícias

Indiretas de Bolsonaro

Sem citar nomes, Bolsonaro usou parte de seu discurso no evento para elogiar o ministro Sergio Moro pela condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por ter deixado a magistratura para integrar o governo.

"Eu não vou citar o nome aqui, mas teve um homem que lá atrás teve muita coragem em dois momentos. Primeiro quando decidiu pela condenação de um outro, e nos garantiu a liberdade. Esse mesmo homem renunciou a uma vida pregressa para chegar aqui e continuar fazendo mais", disse o presidente.

Bolsonaro também comparou a dedicação dos ministros ao trabalho voluntário.

"Quando se fala em voluntariado, isso começa no nosso trabalho. E vocês sabem muito bem do trabalho de cada um de vocês. Vocês são voluntários também. O que vocês fazem no seu respectivo ministério, de forma corajosa, de forma altruísta, vocês sabem que muita gente depende de vocês", disse.