Topo

PF diverge de Moro e afirma que, por enquanto, mensagens serão preservadas

Alex Tajra*

Do UOL, em São Paulo

25/07/2019 20h11

Em nota publicada na noite de hoje, a Polícia Federal afirmou que as mensagens que teriam sido extraídas de celulares de autoridades pelos supostos hackers não serão destruídas no momento. A nota diverge de posição do ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), que teria afirmado hoje a autoridades atacadas que o material obtido seria "descartado".

Segundo a PF, o conteúdo do material não será analisado pela investigação em curso, e a decisão sobre o que fazer com as mensagens caberá à Justiça.

"A Polícia Federal esclarece que as investigações que culminaram com a deflagração da Operação Spoofing não têm como objeto a análise das mensagens supostamente subtraídas de celulares invadidos. O conteúdo de quaisquer mensagens que venham a ser localizadas no material apreendido será preservado, pois faz parte de diálogos privados, obtidos por meio ilegal", diz a nota.

Ainda segundo a PF, a destruição das mensagens é uma das opções ao final da investigação.

Caberá à justiça, em momento oportuno, definir o destino do material, sendo a destruição uma das opções
Polícia Federal

A informação de que Moro confirmara a destruição das mensagens veio por meio de uma nota do ministro João Otávio Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também teria sido alvo dos ataques cibernéticos.

"O ministro Moro informou durante a ligação que o material obtido vai ser descartado para não devassar a intimidade de ninguém. As investigações sobre o caso são de responsabilidade da Polícia Federal, a quem cabe responder sobre o caso", diz a nota publicada pelo presidente do tribunal.

Sobre a suposta invasão ao seu celular, Noronha afirmou ainda que "está tranquilo" pois "não tem nada a esconder".

Investigado foi transferido hoje

Um dos acusados de ter invadido celulares de autoridades, o DJ Gustavo Elias Santos, foi transferido hoje da sala da Polícia Federal no aeroporto de Brasília para a Superintendência da PF, também na capital federal. Segundo seu advogado, ele negou que esteja traçando um acordo de delação premiada com a PF.

O defensor Ariovaldo Moreira, que representa Elias Santos e Suelen Oliveira, mulher do DJ, diz que seus clientes vão conseguir provar sua inocência sob as suspeitas de envolvimento na tentativa de invasão aos aparelhos do ministro Sergio Moro e de outras autoridades. Eles e outras duas pessoas foram presas ontem.

*Com reportagem de Felipe Amorim, do UOL em Brasília