Topo

Vazamentos da Lava Jato

No Twitter, Manuela é apoiada e criticada após fala sobre suposto hacker

27.out.2018 - Manuela D"Ávila foi candidata a vice na chapa de Fernando Haddad à Presidência - Alex Viana/Estadão Conteúdo
27.out.2018 - Manuela D'Ávila foi candidata a vice na chapa de Fernando Haddad à Presidência Imagem: Alex Viana/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

27/07/2019 09h24

Após ter confirmado que passou ao suposto hacker o contato do jornalista Glenn Greenwald, editor do The Intercept Brasil, a ex-deputada federal e candidata à vice-presidência em 2018 Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) figurava entre os trending topics (assuntos mais comentados) no Twitter nesta manhã.

Os usuários se dividiram em comentários de apoio e críticas à ex-deputada usando as hashtags #EuApoioManu e #ManuNaCadeia.

Preso pela Polícia Federal por suspeitas de ter hackeado as contas do aplicativo Telegram de várias autoridades públicas, Walter Delgatti Neto, conhecido como "Vermelho", disse em depoimento na última terça-feira (23) - revelado ontem - que a ex-deputada teria intermediado o contato entre ele e o jornalista.

Fernando Haddad (PT), companheiro de chapa de Manuela nas últimas eleições, disse que ela "tem sido vítima dos golpes mais baixos desde a campanha". "Tenho muito orgulho de ter enfrentado as práticas eleitorais mais repugnantes lado a lado com ela", escreveu o ex-prefeito de São Paulo.

Outros petistas como os deputados José Guimarães (CE) e Paulo Teixeira (SP) também manifestaram apoio à deputada.

"Manuela não precisa ficar se escondendo porque não deve nada", comentou outra usuária da rede.

Internautas também criticaram a conduta de Manuela e defenderam que ela deveria ter informado às autoridades quando foi contatada pelo suposto hacker.

"Segundo o depoimento do Vermelho, a Manuela D'Ávila SOUBE do crime e, em vez de informar as autoridades, preferiu ajudar o criminoso a tirar o máximo de proveito dele. Imaginem o que essa mulher estaria aprontando na vice-presidência da República...", escreveu a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).

"Sua casa caiu!!!", escreveu outra usuária com uma montagem em que a ex-deputada aparece ao lado de Greenwald.

Ex-deputada diz estar à disposição das autoridades

Em nota divulgada ontem, Manuela diz que foi comunicada pelo Telegram de que seu dispositivo havia sido invadido no dia 12 de maio.

Minutos depois, segundo ela, uma pessoa entrou em contato e se identificou apenas como alguém inserido em sua lista de contatos, dizendo que "tinha obtido provas de graves atos ilícitos praticados por autoridades brasileiras". De acordo com a ex-deputada, a pessoa afirmou que queria divulgar o material coletado "para o bem do país, sem falar ou insinuar que pretendia receber pagamento ou vantagem de qualquer natureza".

Desta forma, achando poder ter sido alvo de uma "armadilha" e mesmo desconhecendo a identidade do interlocutor, ela passou o contato do jornalista Glenn Greenwald.

Por fim, Manuela disse que, apesar de estar no exterior no momento, coloca-se "à disposição para auxiliar no esclarecimento dos fatos em apuração" e que está orientando seus advogados "a procederem a imediata entrega das cópias das mensagens" do aplicativo Telegram à Polícia Federal.

Vazamentos da Lava Jato