Topo

Podcast

Baixo Clero

A jornalista Carla Bigatto conduz com analistas um papo sobre temas que dominam a pauta política.


Baixo Clero #9: Como um julgamento no STF pode mudar os rumos da Lava Jato

Do UOL, em São Paulo e Brasília

30/08/2019 06h00

Na nona edição do Baixo Clero, podcast de política do UOL, os blogueiros Leonardo Sakamoto, Josias de Souza e Tales Faria discutem sobre a anulação inédita, pelo STF (Supremo Tribunal Federal), de uma condenação do ex-juiz Sergio Moro. Os analistas também falam acerca das declarações de Bolsonaro sobre a Amazônia e suas repercussões externas e internas.

Por 3 votos a 1, a Segunda Turma do STF tornou sem efeito a condenação de Aldemir Bendine, ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, por corrupção e lavagem de dinheiro em uma ação ligada à Operação Lava Jato. Os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia votaram pela anulação. O relator da Lava Jato na corte, ministro Edson Fachin, foi vencido. O quinto integrante do colegiado, Celso de Mello, não participou da sessão na última terça-feira (27).

Por sua vez, o presidente Jair Bolsonaro trocou críticas com o presidente da França, Emmanuel Macron, sobre a onda de incêndios na Amazônia. Além disso, chegou a recusar ajuda financeira de US$ 20 milhões (cerca de R$ 83 milhões) oferecido pelos países do G7.

Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Para ouvir podcasts, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts. Depois, basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do "Baixo Clero", é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Confira outros podcasts do UOL.