Topo

Bolsonaro: "Sigo confiante para a próxima cirurgia"

Bolsonaro anda pela Esplanada dos Ministérios para cumprimentar o público presente no desfile de 7 de Setembro, em Brasília  - Pedro Ladeira/Folhapress
Bolsonaro anda pela Esplanada dos Ministérios para cumprimentar o público presente no desfile de 7 de Setembro, em Brasília Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

07/09/2019 23h35

O presidente Jair Bolsonaro afirmou estar confiante para cirurgia marcada para a manhã deste domingo, em São Paulo. Ele está internado no hospital Vila Nova Star para a correção de uma hérnia incisional. O chefe do Executivo também comentou sobre o desfile de 7 de Setembro, em Brasília.

"Um grande dia hoje! Vi nos olhos dos brasileiros o renascer da esperança de um futuro melhor para o Brasil. Com a permissão de Deus, inspirados nesse sentimento, buscaremos juntos este objetivo! Sigo confiante para a próxima cirurgia. Que Deus nos abençoe. Boa noite a todos!", escreveu.

Bolsonaro chegou ao hospital de alto padrão na zona sul da capital paulista pouco depois das 20h, após passar as comemorações de 7 de Setembro em Brasília. Ele estava acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e do filho Carlos.

O grupo entrou pela lateral e não falou com a imprensa. Ele ficará em um quarto comum de um andar reservado. O motivo da internação nesta noite é o acompanhamento da alimentação do presidente pré-operação. Ele deverá ficar em jejum de 12 horas para sólidos e 6 horas para líquidos.

A cirurgia deve durar até três horas. A informação é do médico Antonio Macedo, o mesmo cirurgião que comandou as duas operações anteriores do presidente, para instalação e remoção da bolsa de colostomia que ele usou após sofrer uma facada, no dia 6 de setembro do ano passado, durante um ato de campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG).

"É um procedimento bem mais simples e eu calculo que deve durar entre duas ou três horas", disse Macedo à Agência Brasil. Segundo o médico, a cirurgia também fecha o ciclo de tratamento do presidente relacionado à facada.

A cirurgia, considerada de médio porte, se dá pela correção de uma hérnia incisional. Este é o quarto procedimento enfrentado por Bolsonaro desde que foi atacado com uma faca, em setembro do ano passado, durante a campanha eleitoral. De acordo com o Palácio do Planalto, o tempo de internação dependerá da recuperação do presidente. A expectativa é que ele volte para Brasília ainda nesta semana.