Topo

Cirurgia de Bolsonaro termina após 5 horas; presidente tem quadro estável

Porta-voz da Presidência lê boletim médico de Jair Bolsonaro

UOL Notícias

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

08/09/2019 12h50

A cirurgia do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para a correção de uma hérnia incisional terminou por volta das 12h40 de hoje. Realizado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, o procedimento durou cerca de cinco horas.

Segundo o boletim médico divulgado pelo porta-voz da Presidência da República, general Rêgo Barros, o quadro do presidente é estável. Bolsonaro fará a recuperação em um apartamento no hospital e deve ter alta em cinco dias. As visitas serão restritas.

A cirurgia começou por volta das 7h35 no hospital de alto padrão na zona sul da capital paulista. O presidente deverá passar mais uma hora de repouso pós-operatório.

O procedimento utilizado foi a herniorrafia incisional com implantação de tela de reforço. O médico Antonio Luiz Macedo informou que Bolsonaro deve iniciar uma dieta líquida a partir de amanhã. No prazo de uma semana a dez dias, o presidente estará liberado para viagens.

A família acompanhou a cirurgia de uma sala ao lado do centro cirúrgico, com ampla visão para o local da operação. Ao final da operação, Eduardo Bolsonaro agradeceu a equipe médica nas redes sociais.

Nesse próximo cinco dias, o vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), assume a presidência. "A estrutura do hospital é excepcional, nós temos condições de proporcionar o presidente o despacho normal", informou Rêgo ao ser questionado se o presidente poderia despachar do local.

O objetivo da operação era corrigir uma hérnia decorrente de sucessivos procedimentos invasivos na região abdominal. Considerada de média complexidade, a cirurgia já era esperada pela equipe médica.

O procedimento foi comandado por Macedo, cirurgião responsável pelas duas operações anteriores do presidente, para instalação e remoção da bolsa de colostomia, que ele usou após a facada, no dia 6 de setembro do ano passado, durante um ato de campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG). Ao todo, desde o incidente, o presidente já passou por quatro intervenções cirúrgicas.

Bolsonaro está internado desde as 20h da noite de sábado (7), acompanhado do filho Carlos Bolsonaro (PSC), vereador pelo Rio de Janeiro, e da primeira-dama Michelle, que dormiram na unidade. Outros dois filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), chegaram ao hospital na manhã de hoje.

Bolsonaro chega a SP para passar pela 4ª cirurgia após facada no abdome

redetv