Topo

Juíza pede explicações sobre conduta de Lula na PF para avaliar semiaberto

Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

30/09/2019 13h49

Carolina Moura Lebbos, juíza substituta da 12ª Vara Federal de Curitiba, publicou hoje um despacho no qual pede explicações sobre o comportamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de avaliar o pedido para que ele cumpra pena em regime semiaberto.

"Considerando o requerimento do Ministério Público Federal de evento 808, (i) junte-se cálculo atualizado de pena; (ii) solicite-se à Superintendência da Polícia Federal no Paraná o encaminhamento a este Juízo de certidão de conduta carcerária do preso; (iii) intime-se a Defesa para manifestação", diz o despacho.

A progressão de Lula ao regime semiaberto foi pedido pelo Ministério Público na última sexta-feira (27). Em entrevista hoje à rádio Jovem Pan, o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, disse que o MP está apenas cumprindo a lei.

"Quando uma pessoa cumpre os requisitos todos para a progressão de regime não tem só o direito, mas o Estado não pode exercer seu poder de prisão para além do que tem direito. Assim, uma vez cumpridos os requisitos, normalmente os réus pedem a progressão. Se o réu não pedir, é obrigação nossa, do Ministério Público pedir", explicou.

Procuradores pedem que Lula vá para semiaberto

Band Notí­cias