Topo

Vazamentos da Lava Jato

Lava Jato usou denúncia contra Lula para "criar distração", diz Intercept

Denúncia sobre sítio em Atibaia (SP) atribuído ao ex-presidente Lula veio a público dias depois de áudio entre Temer e Joesley - 5.fev.2016 - Jorge Araujo/Folhapress
Denúncia sobre sítio em Atibaia (SP) atribuído ao ex-presidente Lula veio a público dias depois de áudio entre Temer e Joesley Imagem: 5.fev.2016 - Jorge Araujo/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

14/10/2019 09h21Atualizada em 14/10/2019 14h15

Resumo da notícia

  • Mensagens mostram que Lava Jato adiou denúncia contra Lula no caso do sítio
  • Denúncia ficou pronta em 17 de maio de 2017, horas após áudios entre Temer e Joesley serem divulgados
  • Procuradores optaram por esperar devido à repercussão da denúncia contra Temer
  • Quatro dias depois, procuradores definiram pela divulgação da denúncia
  • Procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse que o fato iria "criar uma distração e mostrar serviço"
  • MPF-PR alega que a força-tarefa consulta a equipe de comunicação quanto ao melhor momento para divulgação

A divulgação da denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva envolvendo o caso do sítio de Atibaia foi adiada por procuradores da Operação Lava Jato por conta da repercussão dos áudios envolvendo o ex-presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista. É isto que afirma uma reportagem do The Intercept Brasil, divulgada na madrugada de hoje. Após a divulgação do conteúdo, a defesa de Lula já pediu que as mensagens sejam consideradas no processo do sítio.

De acordo com mensagens obtidas pelo site, a procuradora Jerusa Viecelli informou em 17 de maio de 2017, em um grupo da força-tarefa no aplicativo Telegram, que a denúncia contra Lula estava pronta. Porém, horas antes, vieram à tona os áudios envolvendo Temer e Joesley. Por conta disso, o grupo optou por adiar a divulgação da denúncia, que foi feita cinco dias depois.

Antes de definir a data, o chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol, procurou a Procuradoria-Geral da República (PGR) em 21 de maio de 2017 para saber se haveria operação em Brasília para não dividir as atenções. Ao saber que não haveria operação, Dallagnol liberou a divulgação da denúncia contra Lula. No grupo, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse que o fato iria "criar uma distração e mostrar serviço" da Lava Jato.

Conversa de Michel Temer e Joesley Batista vazou dias antes de denúncia sobre sítio de Atibaia - Alan Santos/PR - Alan Santos/PR
Conversa de Michel Temer e Joesley Batista vazou dias antes de denúncia sobre sítio de Atibaia
Imagem: Alan Santos/PR

O site divulgou o conteúdo das conversas dos procuradores em um grupo do aplicativo. Nos primeiros dias, os participantes do grupo - que não tiveram ligação com a delação da JBS - repercutem o áudio vazado.

Na ocasião, houve uma suspeita de que o diálogo teria sido editado antes da divulgação do conteúdo, o que afetou a credibilidade de Janot e da PGR. Após Viecelli informar no grupo Filhos do Januário 1 sobre a denúncia, Dallagnol diz que é melhor esperar. "Amanhã será engolida pelos novos fatos. E cá entre nós amanhã devemos ter surpresas", postou às 20h11 de 17 de maio, quando os áudios já haviam sido divulgados pelo jornal O Globo.

Dois dias depois, Santos Lima avalia que a gestão Temer estaria comprometida. "Os diálogos são indefensáveis no contexto politico. Não há volta para o Temer. Ainda mais que a Globo não está aliviando como os jornais de São Paulo", disse o procurador, segundo as mensagens obtidas pelo The Intercept. Porém, Viecelli rebate e não vê o mesmo impacto. "Sim. No contexto político. Mas com relação a crime, os áudios não são tão graves como anunciado", alegou.

"Criar distração"

Já no dia 21 de maio, véspera da denúncia contra o petista, Santos Lima fez uma sugestão no grupo Filhos do Januário 1. "Quem sabe não seja a hora de soltar a denúncia do Lula. Assim criamos alguma coisa até o laudo", disse. "Acho que a hora está ficando boa, também. Vou checar se tem operação em Brasília. Se tiver, vai roubar toda a atenção", respondeu Dallagnol.

Minutos depois, segundo o Intercept Brasil, Dallagnol entrou em contato com outro grupo de Telegram - desta vez, com colegas da PGR. "Estamos querendo soltar a nova denúncia do Lula que sairia semana passada, mas seguramos. Contudo, se tiver festa de vocês aí, ela seria engolida por novos fatos. Você pode me orientar quanto a alguma data nesta semana? Meu receio é soltarmos em um dia e, no dia seguinte, ter operação, porque aí mata a repercussão", questionou Dallagnol. "Sem operações previstas para esta semana", reagiu um colega.

Dallagnol, então, voltou para o grupo dos procuradores e confirmou a intenção, que foi aprovada pela procuradora Jerusa Viecili: "Faremos o release amanhã".

Segundo o Intercept, Carlos Fernando dos Santos Lima disse que denúncia contra Lula criaria "distração" - Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo - Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo
Segundo o Intercept, Carlos Fernando dos Santos Lima disse que denúncia contra Lula criaria "distração"
Imagem: Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo

Santos Lima também concordou e disse, ainda de acordo com o Intercept, a seguinte frase. "Vamos criar distração e mostrar o serviço".

Semanas depois das conversas, uma perícia feita pelo INC (Instituto Nacional de Criminalística), órgão ligado à Polícia Federal, concluiu que não houve interrupções ou edições na gravação entre Temer e Joesley.

Procurado pelo site The Intercept Brasil, o Ministério Público Federal do Paraná informou que "quando nenhuma questão legal (como a existência de prazo ou risco de prescrição) ou razão de interesse público determina o momento de apresentação de uma denúncia ou manifestação, a força-tarefa ouve a equipe de comunicação quanto ao melhor momento para sua divulgação".

O site também procurou Santos Lima, mas ele não respondeu aos contatos. Já a PGR informou que não iria se manifestar. Desde o começo da divulgação das denúncias feitas pelo The Intercept Brasil, Dallagnol alega que o conteúdo foi obtido de forma criminosa.

Ouça o podcast Baixo Clero, com análises políticas de blogueiros do UOL. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Veja imagens de sítio em Atibaia (SP) usado por Lula

UOL Notícias

Vazamentos da Lava Jato