Topo

Alcolumbre deve assumir Presidência da República pela 1ª vez essa semana

Davi Alcolumbre -
Davi Alcolumbre

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

21/10/2019 18h54

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pode assumir a Presidência da República pela primeira vez nesta semana, apurou a reportagem.

O vice-presidente e atual presidente em exercício, Antônio Hamilton Mourão (PRTB), afirmou que deve viajar para Lima, capital do Peru, nesta quarta-feira (23). Ele está à frente do Palácio do Planalto devido à viagem do presidente Jair Bolsonaro (PSL) à Ásia e ao Oriente Médio. Mourão deve retornar ao Brasil na sexta (25), enquanto Bolsonaro deve retornar em 31 de outubro.

O segundo na linha de sucessão, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também deve viajar ao exterior essa semana. A previsão é que ele embarque amanhã para a Inglaterra, onde participará de evento sobre ecologia e agricultura.

Portanto, por ser presidente do Congresso Nacional e do Senado, terceiro na linha sucessória, Alcolumbre deverá assumir a Presidência da República a partir de quarta.

Esta será a primeira vez que ele ficará como presidente da República em exercício desde que se elegeu como presidente do Senado, em fevereiro. Na Casa, a expectativa é que o plenário vote o segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição da reforma da Previdência amanhã.

***

Ouça o podcast Baixo Clero (https://noticias.uol.com.br/podcast/baixo-clero/), com análises políticas de blogueiros do UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.