Topo

Bolsonaro visita a Grande Muralha em viagem à China

Bolsonaro visita a Muralha da China - Reprodução/Twitter
Bolsonaro visita a Muralha da China Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

24/10/2019 07h35

Jair Bolsonaro conheceu hoje a Grande Muralha da China, durante a série de viagens a países asiáticos que faz nesta semana. Ele e sua comitiva presidencial caminharam pelo local, como mostrou um vídeo postado pelo Planalto.

Acompanhado por uma comitiva de cerca de 50 pessoas, Bolsonaro passeou pela Muralha e assinou o livro de visitas do monumento.

De acordo com a Folha de S.Paulo, o presidente impediu que a imprensa acompanhasse o passeio. O governo chinês reforçou a segurança do programa, isolou a saída do hotel de Bolsonaro e impediu outros carros de chegarem à entrada da Muralha.

Participaram da visita, segundo a Folha, os ministros Osmar Terra (Cidadania), Tereza Cristina (Agricultura), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Bento Albuquerque (Energia), além do deputado Marco Feliciano (Podemos-SP) e o governador do Acre, Gladson Cameli (PP).

Em conversa com jornalistas, já em Pequim, Bolsonaro afirmou: "Estou em um país capitalista". Questionado pela reportagem sobre a expectativa de encontrar o presidente Xi Jinping, o líder do partido comunista chinês, Bolsonaro foi discreto.

"Sem problema nenhum. É normal. Devo estar com ele amanhã."

O presidente iniciou na segunda-feira (21) uma viagem de 10 dias pela Ásia em meio a um momento de crise no PSL. A chegada de Bolsonaro à China faz parte de uma agenda que contempla mais quatro países no roteiro: o Japão, primeira parada, e depois Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita.

Ouça o podcast Baixo Clero com análises políticas de blogueiros do UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.