Topo

Bolsonaro não é palmeirense ao dar agasalho do Flamengo, diz Guga Chacra

Bolsonaro presenteia Xi Jiping com camiseta do Flamengo - Reprodução/Twitter
Bolsonaro presenteia Xi Jiping com camiseta do Flamengo Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em Brasília

26/10/2019 11h11

O jornalista Guga Chacra disse que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) não é palmeirense e parece "oportunismo" presentear o presidente chinês Xi Jinping com um agasalho do Flamengo. Em visita oficial à China, Bolsonaro entregou o presente e disse ao mandatário chinês que "o Brasil todo é Flamengo e com toda certeza 1,3 bilhão de chineses também serão Flamengo no final do mês que vem", disse em referência à partida final da Libertadores da América, que acontece em 23 de novembro, no Chile.

"Bolsonaro não é palmeirense. Sinto muito, mas um torcedor do Palmeiras não presenteia alguém com o uniforme de um outro time. No caso, o Flamengo. O presidente poderia ter dado a camisa da seleção. Mas, se for dar de um time, dê a do seu. Parece oportunismo, com todo o respeito", escreveu Guga em seu perfil do Twitter.

Bolsonaro se declara torcedor do alviverde e na posição de presidente eleito, entregou o título de campeão Brasileiro do ano passado aos jogadores da equipe paulista.

O jornalista também é palmeirense. "Sério mesmo, não achei certo Bolsonaro se dizer palmeirense qdo o time foi campeão e agora dar camisa do Flamengo de presente a líder chinês. Palmeirense é palmeirense sempre - na série B, na fila, tomando goleada, perdendo do São Paulinho, do VARinthians. Na vitória e na derrota", completou Chacra.

Bolsonaro postou um vídeo com o momento da entrega do presente para o presidente chinês. Em junho, Bolsonaro convidou o ministro Sergio Moro (Justiça) para acompanhar a partida entre Flamengo e CSA, em Brasília. Ambos vestiam a camisa da equipe carioca. À época, Moro e Bolsonaro passavam por atritos e surgiam as primeiras mensagens reveladas pelo The Intercep, as quais indicam suposta interferência do ex-juiz na condução da Lava Jato.

Ao contrário do que aconteceu com a entrega do título do Palmeiras, que foi convidado pela equipe, o Flamengo comunicou que não convidará Bolsonaro para a final. O rubro-negro encara o River Plate (ARG), no estádio Nacional do Chile, em partida única.

Bolsonaro viaja

Após o tour por China e Japão, Bolsonaro e a comitiva presidencial seguiram para o Oriente Médio. Hoje (26), o presidente tem agenda em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, depois há compromissos em Doha, no Qatar, e Riad, na Arábia Saudita. O objetivo é desfazer mal entendidos na política externa e melhorar as relações comerciais com o Brasil.