Topo

Joice diz que vai levar deputada Bia Kicis, do PSL, a Conselho de Ética

1º.fev.2019 - A deputada Joice Hasselmann na Câmara dos Deputados em Brasília (DF) para a sessão solene de posse dos Deputados Federais - FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
1º.fev.2019 - A deputada Joice Hasselmann na Câmara dos Deputados em Brasília (DF) para a sessão solene de posse dos Deputados Federais Imagem: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Brasília

26/10/2019 15h56

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), disse que vai acionar o Conselho de Ética da Câmara contra a correligionária deputada Bia Kicis (PSL-DF). A declaração foi feita no Twitter, em resposta a uma postagem de Bia que trazia a informação de que o PSL quer lançar Joice à Presidência da República no lugar de Jair Bolsonaro (PSL).

"A loucura dessa gente não tem limites. Aviso que levarei essa senhora do "PSOL da direita" e produtora de fakenews ao Conselho de Ética. Não dá para compactuar com essa sujeira armada para dar golpe em partido, "dividir para governar", como eles estão fazendo. Vou desmarcaram (sic) um a um", escreveu Joice.

Joice confirmou ao UOL que o Conselho de Ética que o post se refere é o da Câmara - que tem competência de cassar mandatos. A deputada Bia Kicis faz parte da ala 'bolsonarista' do partido, ao contrário de Joice, que integra o grupo apoiado pelo presidente da sigla, Luciano Bivar (PSL-PE).

Junto da informação sobre a candidatura de Joice, publicação de Bia tem a foto de Adélio Bispo, autor da facada em Bolsonaro durante a campanha eleitoral, e a frase "e a gente achava que a facada de Adélio seria a pior que Bolsonaro levaria".

Fake News

Neste sábado (26), Bia Kicis se desculpou por compartilhar um vídeo fake sobre o que seriam membros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) relacionando a organização ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O mesmo vídeo foi compartilhado pelo perfil oficial de Bolsonaro no Twitter.

Ao UOL, a ex-líder do governo disse que os filhos de Bolsonaro, Flávio, Carlos e Eduardo, têm uma rede especializada em gerar informações falsas e difamar pessoas.

Joice foi convidada e se dispôs a ir à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) das Fake News. Ela disse que pode contribuir com informações para rastrear milícias digitais.

Desde o início do mês, o PSL está rachado. Dois grupos disputam o poder da sigla. Com isso, a bancada de 53 deputados se divide em dois grupos, um capitaneado por Jair Bolsonaro e outro pelo presidente da sigla, Luciano Bivar (PSL-PE).