Topo

André Mendonça, da AGU, diz que não é hora de criminalizar fake news; ouça

Felipe Amorim e Reynaldo Turollo Jr.

Do UOL e da Folha, em Brasília

27/10/2019 02h01

Este não é um bom momento para criminalizar a divulgação de fake news, diz o ministro chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), André Mendonça, em entrevista ao UOL e à Folha.

"Preferiria baixar a poeira, vermos, debatermos mais socialmente quais os limites e compreendermos isso e, aí, sim, partirmos para uma legislação que possa prevenir condutas inadequadas em função de exageros na liberdade de expressão", diz Mendonça.

Mendonça também comentou o julgamento pelo STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a prisão em segunda instância, o debate sobre gênero nas escolas e a resposta do governo ao óleo nas praias do Nordeste.

O conteúdo está disponível também em texto e em vídeo, no canal de Youtube do UOL.

Conteúdo disponível em podcast

A entrevista a André Mendonça integra a série de podcasts UOL Entrevista, lançado em julho

O podcast UOL Entrevista pode ser acessado nas páginas oficiais do UOL, YouTube do UOL, além de aplicativos como o Spotify e Apple Podcast. Além desse conteúdo, você pode ouvir outros podcasts do UOL, como o Baixo Clero e o Ficha Criminal.

Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Para ouvir podcasts, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts. Depois, basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado.