Topo

Esse conteúdo é antigo

Bruno Covas inicia tratamento e é submetido à 1ª sessão de quimioterapia

18.out.2019 - Bruno Covas, prefeito de São Paulo - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
18.out.2019 - Bruno Covas, prefeito de São Paulo Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

29/10/2019 16h03

O hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está internado o prefeito Bruno Covas (PSDB), divulgou novo boletim médico na tarde desta terça-feira com informações sobre o tratamento ao qual Covas está sendo submetido para o tratamento de um câncer.

De acordo com o boletim, o prefeito começou hoje a receber "a primeira dose de quimioterapia, que vai durar 30 horas contínuas. A sessão começou às 9h. Nesta primeira fase serão três sessões de quimioterapia".

Bruno Covas Bruno Covas deu entrada no hospital Sírio-Libanês na quarta-feira (23), de acordo com o boletim, e agora "iniciou tratamento contra um adenocarcinoma localizado entre o esôfago e o estômago, com duas lesões, uma no fígado e outra nos linfonodos".

Segundo o hospital, o prefeito está sendo acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. David Uip, pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Prof. Dr. Raul Cutait, Dr. Artur Katz e Dr. Tulio Eduardo Flesch Pfiffer.

Segundo informações do Estado de S.Paulo, Covas continua no cargo e despachando do hospital.

Antes de iniciar a medicação na manhã de hoje, Covas gravou um vídeo, no qual aparece deitado na cama do hospital. Na gravação, o prefeito pede aos secretários que o dia a dia da gestão municipal siga da mesma forma como planejado e afirma que irá vencer a doença.

Ainda na véspera, antes de receber seu diagnóstico, ele já havia agradecido pelo apoio recebido via redes sociais, afirmando que as mensagens o ajudariam a "atravessar a tempestade".

As visitas ao prefeito estão limitadas a pessoas autorizadas por ele e por seus familiares. "Nosso conselho é que ele não se desgaste politicamente recebendo todos", disse à reportagem o cirurgião Raul Cutait, um dos profissionais encarregados do tratamento.

Agenda

Agenda divulgada pela prefeitura para esta terça-feira inclui quatro compromissos oficiais. São despachos com os secretários de Governo, da Fazenda e da Comunicação, além do chefe de gabinete e do secretário executivo do município. Covas usa um tablet que valida sua assinatura eletronicamente, o que permite que os despachos oficiais da prefeitura sejam feitos fora do gabinete.

Caso precise tirar licença, Covas será substituído pelo presidente da Câmara Municipal, Eduardo Tuma (PSDB).

Se o posto ficar vago, um novo prefeito é eleito indiretamente pelos 55 vereadores até o fim do mandato.