Topo

Esse conteúdo é antigo

Covas grava vídeo após 1ª sessão de quimioterapia e diz que vencerá câncer

Do UOL, em São Paulo

29/10/2019 19h13

Bruno Covas (PSDB) gravou um vídeo hoje, após ser submetido à primeira sessão de quimioterapia no hospital Sírio-Libanês, agradeceu ao apoio que tem recebido desde o diagnóstico do câncer e afirmou que vencerá a doença enquanto continua à frente da prefeitura de São Paulo.

"Eu queria agradecer às dezenas, centenas de mensagens de apoio que tenho recebido. Eu e meu filho, que está me acompanhando aqui todos os dias. Comecei hoje a minha primeira sessão de quimioterapia. A sessão que dura mais de 24 horas. Enfim, eu tenho certeza de que vou vencer mais este desafio", disse ele, ao lado do filho.

"Os médicos me autorizaram, e a gente continua a governar a cidade de São Paulo. Hoje mesmo tive reunião com os secretários municipais, despachei aqui do hospital mesmo, enfim. É vida que segue. Colocando não apenas a minha saúde, mas a cidade de São Paulo em primeiro lugar", acrescentou.

"A cidade não pode parar. A cidade não tem como ficar em segundo plano, e eu tenho certeza de que a gente vai conseguir tocar as duas coisas. Vamos vencer esse câncer e continuar a governar a cidade de São Paulo", concluiu o prefeito de São Paulo.

Bruno Covas recebeu um diagnóstico de câncer no trato digestivo e, por isso, terá de passar por quimioterapia. Em entrevista, os médicos do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informaram que ele está com câncer na área de transição entre o esôfago e estômago —chamada cárdia— e há ainda metástase no fígado e nos linfonodos.

O diagnóstico surpreendeu a equipe médica porque o prefeito é saudável, pratica exercícios físicos regularmente e não tem histórico familiar de câncer nessa região. O avô dele, o ex-governador de São Paulo Mario Covas, morreu em 2001 em decorrência de um câncer na bexiga.

De acordo com os médicos, o político foi submetido a uma laparoscopia diagnóstica, uma cirurgia por vídeo que coletou material para biópsia. O resultado desse exame deve sair dentro de alguns dias e munirá a equipe de mais informações sobre o tumor.

O tipo de câncer de Bruno Covas nasce no sistema digestivo e é chamado de adenocarcinoma. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), ele é responsável por cerca de 95% dos casos de tumor no estômago.