Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula grava vídeo para Grupo de Puebla: "Estou com muita vontade de lutar"

Do UOL, em São Paulo

09/11/2019 12h09

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), solto nesta sexta-feira após 580 dias encarcerado na sede da Polícia Federal em Curitiba, gravou uma mensagem em vídeo direcionada aos participantes do Grupo de Puebla. "Finalmente estou livre e com muita vontade de lutar", diz Lula.

"Tenho um objetivo na vida de constituir uma integração latino-americana muito forte, ainda continuo com o sonho de construir a nossa grande 'latinoamérica' [termo em espanhol para América Latina]",afirma o petista.

O encontro reúne em Buenos Aires, na Argentina, líderes de esquerda da América do Sul, neste sábado. São 30 representantes de 12 países.

Lula parabeniza os recém-eleitos à presidência argentina, Alberto Fernández e Cristina Kirchner, o reeleito Evo Morales, na Bolívia, e também a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

"Queria dizer para vocês que estou na luta, com muita disposição de andar o Brasil, de viajar a América Latina e de combater o lado podre do Judiciário, o lado podre da Polícia Federal, o lado podre do Ministério Público, da imprensa brasileira", ele diz.

"Estou convencido que é importante a gente ter coragem e enfrentar porque a elite latino-americana é uma elite muito conservadora e ela não aceita a ideia do povo pobre subir um degrau na escala das conquistas sociais".